Prefeito Ari Vequi conhece projeto de duplicação da Rodovia Ivo Silveira

Proposta foi apresentada em Gaspar pelo secretário de Estado de Infraestrutura

10 de fevereiro de 2022

Prefeito Ari Vequi conhece projeto de duplicação da Rodovia Ivo Silveira

Milhares de veículos circulam diariamente pela Rodovia Ivo Silveira, a SC 108, que liga Brusque a Gaspar e Blumenau. E, com o fluxo cada vez maior, a atual estrutura da via já não suporta a demanda. Para tratar do assunto, na noite desta quarta-feira (09), o secretário de Estado de Infraestrutura Thiago Vieira apresentou aos prefeitos de Gaspar, Kleber Wan-Dall, e de Brusque, Ari Vequi, e a representantes de entidades de classe das cidades, o projeto de duplicação da estrada. O encontro aconteceu na Associação Empresarial de Gaspar (ACIG).

A rodovia Ivo Silveira tem, em solo brusquense, extensão de 9,1 quilômetros e prevê 12 quilômetros a serem duplicados, em função de acessos laterais e marginais, que em alguns segmentos, serão executados nos dois sentidos da pista de rolamento. Pelo projeto da Secretaria de Estado de Infraestrutura, no âmbito de Brusque, os trabalhos de duplicação devem incluir também a construção de cinco viadutos e seis passarelas. A obra deve iniciar nas proximidades do trevo que dá acesso à ponte Santos Dumont.

“Preservamos todos os elevados que queríamos, desde o Santos Dumont, o elevado próximo à Trichê, outro próximo à WJ, Souza Cruz e também na divisa com o município de Gaspar. Estes elevados são de extrema importância porque vão permitir a movimentação dentro da cidade e que se faça o retorno. Nossa preocupação é de que essa obra não repetisse o que se viu na Antônio Heil, que teve muito pouco elevado”, analisa o prefeito de Brusque, Ari Vequi.

Para ele, a expectativa da cidade é de que este edital seja lançado o mais breve possível, “dada a importância da obra e o quanto ela vai facilitar o acesso dos brusquenses e visitantes a Gaspar e Blumenau, contribuindo para o desenvolvimento econômico das cidades envolvidas e de toda a região”.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, a apresentação do projeto é uma das últimas fases antes do lançamento do edital para contratação da empresa que assumirá a responsabilidade pela execução do serviço. “Estamos finalizando o orçamento, até o fim de fevereiro devemos encerrá-lo para que em março possamos lançar o edital de contratação da empresa executora”, prevê Thiago Vieira.

Segundo ele, todas as categorias de usuários da rodovia estão contempladas na proposta de duplicação da Ivo Silveira. “O projeto que finalizamos e apresentamos prevê viadutos, ciclovias, passeios para pedestres. Vai ter marginais, separando o trânsito de passagem e garantindo a segurança para quem fica na região. Todos os polos industriais instalados na SC 108, como os shoppings e empreendimentos do setor vestuário, terão a atenção no sentido de ter os retornos próximos e marginais que vão facilitar o acesso e a saída nestes locais. Brusque merece essa obra. Há 45 anos, a comunidade espera por isso”, finaliza o secretário de Estado.