Polícia Militar comemora 12 anos de criação do 18º Batalhão em Brusque

Nesta terça-feira (25) o 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque (BPM) comemorou seus 12 anos de criação. Em uma […]

BRUSQUE

  25 de maio de 2021


Ouça o texto
Polícia Militar comemora 12 anos de criação do 18º Batalhão em Brusque

Nesta terça-feira (25) o 18º Batalhão da Polícia Militar de Brusque (BPM) comemorou seus 12 anos de criação. Em uma solenidade militar restrita, a entidade conferiu medalhas e brasões a militares e homenageou personalidades do município pelos relevantes serviços prestados neste período. O prefeito da cidade, Ari Vequi, foi agraciado com a medalha e o diploma comemorativo, honraria que foi entregue pelos comandantes do BPM e da Região Militar.

“Mais importante que receber essa comenda é homenagear a PM e seus policiais que dão a vida pela segurança pública de nossa cidade. Em parceria com a sociedade, a corporação faz sua parte apresentando um dos os melhores índices de segurança no estado de Santa Catarina e no Brasil. As forças de segurança como Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias, também têm méritos nesta conquista que tanto nos orgulham”, comentou Ari Vequi em seu pronunciamento.

O comandante da 7ª Região Militar de Blumenau, Coronel Jefferson Schmitd, destaca que os doze primeiros anos do 18º BPM foram de muita luta, suor e dedicação em prol da sociedade brusquense e dos municípios que compõem a área de atuação. “Os nossos policiais foram agraciados com as medalhas e brasões, assim como as autoridades e entidades que ajudaram a construir essa história. Como responsável por esta área, sinto-me orgulhoso com o trabalho desenvolvido até agora em Brusque”, pontua o Coronel.

Já o Tenente Coronel Otávio Manoel Ferreira Filho lembrou da evolução da Polícia Militar ao longo dos últimos anos que resultou nos atuais índices de violência. “Hoje a cidade de Brusque têm menos de quatro homicídios por 100 mil habitantes, números comparados a países europeus, enquanto o Brasil esse dado varia entre 25 à 30 ocorrências por 100 mil habitantes. Em relação a resolutividade, ou seja, os casos resolvidos, nosso índice está entre 90 à 100%, enquanto na média nacional apenas um entre 10 homicídios são solucionados”, analisa.

História

Por volta de 1862 é registrada a chegada dos primeiros quatro policiais na então Vila de Brusque, vindos do 1º Batalhão de Força Policial de Florianópolis. O objetivo era apaziguar os constantes conflitos e confrontos entre povos indígenas e os primeiros colonizadores.

Em 23 de fevereiro de 1888 o Batalhão da Força Policial destaca novos policiais vindos da 1ª Companhia de Itajaí, formando em definitivo o primeiro destacamento fixo da cidade.

Em 1946, a então Força Pública de Segurança, passa a se chamar Polícia Militar e a unidade de Brusque é elevada a Pelotão, subordinado a Companhia de Blumenau.

Em 1990 a unidade passa a ser uma Companhia Especial e em 1991 oficialmente, 1ª Companhia do 10º Batalhão de Blumenau, fixando-se no atual endereço, rua Durval da Luz, bairro Santa Terezinha.

Em 25 de maio de 2009, é instalado o 18º Batalhão, subordinado a 7ª Região Militar de Blumenau.

Inscreva-se na newsletter.