Poder Executivo e Ama Brusque discutem parcerias

Entidade inaugura clínica nesta sexta-feira (28) no campus da Uniasselvi

27 de fevereiro de 2020

Poder Executivo e Ama Brusque discutem parcerias

O prefeito de Brusque, Jonas Paegle, recebeu em seu gabinete, na tarde de quarta-feira (27) a presidente da Associação de Pais, Profissionais e Amigos dos Autistas de Brusque e Região (Ama Brusque), Guédria Baron Motta.

O objetivo da reunião foi a busca por apoio a entidade, que inaugura sua nova sede nesta sexta-feira (28), no campus da Uniasselvi, localizado na Vila Schlösser, no centro da cidade. No local irá funcionar a Clínica Ama, que prestará atendimento gratuito a crianças com autismo do município.

Também participaram do encontro o vereador Deivis Silva, o diretor de gabinete Rafael Scheibel de Andrade e a conselheira fiscal da Ama, Ariana Aluppes.

Desde que assumiu a presidência da entidade, Guédria busca apoio para ampliar a atuação da Ama Brusque na cidade. “Nosso objetivo é avançar em busca de políticas públicas e outros incentivos que garantam o acesso de crianças em vulnerabilidade social às terapias de estimulação, como: psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, entre outras”, explica.

De acordo com ela, o autismo é uma condição meio e não uma condição fim e com a intervenção adequada é possível que a criança caminhe dentro do espectro e passe dos níveis mais severos aos mais leves. “Podemos dar a ela mais autonomia e qualidade de vida por meio das terapias. O problema é que temos R$ 30 mil (arrecadados no pedágio) e 200 crianças. Essa conta não fecha”, enfatiza.

A presidente comentou também, que atualmente Brusque conta apenas com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que estimula crianças com autismo até os seis anos. Após essa idade, os pais precisam recorrer a terapias na rede particular.

O prefeito parabenizou a Ama pelo trabalho realizado e destacou a importância da parceria do Poder Público com as entidades, em benefício da população. “A associação realiza um trabalho muito importante. Pesquisas demonstram que o número de crianças com autismo está crescendo rapidamente. Por isso, vamos contribuir com o trabalho da entidade”, comenta Paegle.

Recursos

Será realizado para a Ama Brusque, no próximo mês, o repasse de R$ 10 mil de subvenção social para custeio da manutenção da entidade.

“A Ama nos apresentou já no final do ano passado um Plano de Trabalho, por isso é possível esse repasse agora. Também ofertamos à entidade uma sala na Arena, que pode ser utilizada se a associação necessitar, como sede provisória. A Ama também pode concorrer este ano aos recursos do Fia, e se beneficiar do repasse do Imposto de Renda de empresas de lucro real, que poderão a partir de agora optar por contribuir com o seu plano de trabalho”, revela o diretor de gabinete.

De acordo com ele, a entidade também será chamada para uma reunião no mês de março envolvendo as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, para tratar da proposta de convênio de cessão de servidores públicos, principalmente no que se refere a atendimentos médicos.

“Além disso, a Ama Brusque deve compor o Calendário Anual das entidades que recebem subvenções sociais para fins de utilidade pública e serviços de contraprestação para o município, em favor da comunidade. Isso já será previsto no orçamento de 2021”, completa Andrade.