Plano de Desenvolvimento Econômico em Brusque terá ações para minimizar impacto da crise

Objetivo é criar junto aos empresários de cada setor, estratégias que poderão impactar diretamente na economia do município

8 de maio de 2020

Com o intuito de auxiliar os setores econômicos de Brusque e estruturar ações dos eixos definidos pelo Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), o Sebrae/SC, em parceria com a Prefeitura, está focando em ações para minimizar os impactos da crise por meio de eixos estratégicos de Construção Civil, Inovação, Educação e Tecnologia, Eletrometalmecânica e Confecção.

Objetivo do plano é criar junto aos empresários de cada setor, estratégias que poderão impactar diretamente na economia do município. O Pedem é uma das soluções do Programa Cidade Empreendedora. “Já estamos desenvolvendo ações e estratégias para o desenvolvimento econômico do município desde o ano passado, na fase de planejamento. Hoje, mesmo antes do plano lançado, algumas ações do projeto já estão em andamento e agora nesse cenário de crise. Mais do que nunca é importante planejar e desenvolver a economia da nossa cidade. Tenho certeza que o esse Plano vem no sentido de subsidiar as melhores estratégias, para termos os melhores resultados e uma breve retomada do crescimento econômico do nosso município”, avalia o diretor geral da secretaria de Governo e Gestão Estratégica, André Vechi.

Durante a pandemia do Coronavírus, os trabalhos para alinhar as estratégias de cada eixo estão sendo realizados por reuniões online. No eixo de Construção Civil uma das ações é a criação de um sistema para a Prefeitura, com o objetivo de realizar pedidos de alvará online para facilitar a vida do empresário do setor junto à municipalidade.

Já nos eixos de Confecção e Eletrometalmecânica, o plano está buscando capacitações sem custo junto ao SESI SENAI destinada a pessoas desempregadas, para que sejam capacitadas para trabalhar nesses setores. No momento, a estratégia está em fase de diagnóstico com os sindicatos para ver qual a mão de obra será necessária.

No eixo de Inovação, Educação e Tecnologia, os empresários participantes do Plano estão desenvolvendo o projeto de uma Feira de Inovação e Tecnologia de Brusque (FITECH), com o objetivo de aproximar os alunos do setor para formar futura mão de obra. A ideia é realizar a feira com aproximadamente 4,8 mil estudantes de 15 escolas do município gerando desafios que estimulem o jovem a inovar. A expectativa é de que a feira seja realizada no segundo semestre de 2021.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ademir José Jorge, com o Plano, o Sebrae conseguiu auxiliar a prefeitura a encontrar um caminho para os setores que mais impactam no município. “Estamos passando por um período difícil na nossa economia e precisamos cada vez mais criar ações junto às entidades de classe para fortalecer os setores que trazem renda para o município. Com o levantamento de dados do Sebrae e as estatísticas do que nosso município precisa, tenho certeza que conseguiremos fazer o mercado reaquecer e ter uma cidade melhor”, ressalta.