Plano 1000 é lançado pelo Governo de Santa Catarina e vai beneficiar Brusque com R$ 140 milhões nos próximos cinco anos

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, participou na noite desta terça-feira (14) do lançamento do Plano 1000 do Governo do […]

15 de dezembro de 2021

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, participou na noite desta terça-feira (14) do lançamento do Plano 1000 do Governo do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. Prefeitos de 70 cidades catarinenses prestigiaram a cerimônia que visa a transferência de recursos para municípios, usando como critério simbólico de R$ 1 mil para cada habitante que deverão ser revertidos em obras de infraestrutura. No caso de Brusque, o repasse previsto é de 140 milhões de reais em cinco anos, já que a cidade possui uma população estimada em 140 mil habitantes.

“Junto com outros recursos que já estão praticamente garantidos, como o financiamento do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), teremos capacidade de grandes obras para nossa cidade nas mais diversas áreas. Vamos preparar Brusque para 2030, nos setores do desenvolvimento econômico, social, de novos acessos, ampliando a capacidade de tratamento de água e drenagem, para que possamos deixar uma cidade muito melhor do que temos hoje”, destaca Vequi.

A primeira obra de Brusque a ser contemplada, quando da formalização do convênio, é a repavimentação do trecho urbano da rodovia Antônio Heil (SC 486) entre os bairros Limeira e Dom Joaquim. Em locais onde há possibilidade de haver uma terceira pista haverá a execução do serviço das melhorias, além da reestruturação de pontes e uma nova camada asfáltica.

Outros projetos incluem a continuação das obras das avenidas Beira Rio margem esquerda (Governador Luiz Henrique da Silveira) e direita (Bepe Rosa) até as proximidades da divisa com Itajaí.

PLANO 1000

Os investimentos do Governo do Estado para cada município devem repassar mais de 7,3 bilhões de reais nos próximos cinco anos. Cada cidade deverá apresentar os projetos que serão devidamente aprovados e repassados conforme a execução das obras.

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés destacou que este é o maior plano municipalista da história do Estado. Segundo ele, “as cidades receberão as verbas necessárias para obra que possam trazer o desenvolvimento necessário as suas necessidades locais”.

Além do prefeito Ari Vequi acompanharam a comitiva brusquense o vice-prefeito Gilmar Doerner e os secretários municipais Dirceu Marchiori (Governo); William Molina (Fazenda e Gestão Estratégica); Rodrigo Cesari (Comunicação Social); Andréa Volkmann (Infraestrutura Estratégica); Jocimar Moraes (Desenvolvimento Social) e Ademir Jorge (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda).