Planejamento Estratégico do Samae, elaborado pelo Sebrae, é entregue oficialmente

Documento norteará o trabalho da autarquia a partir do próximo ano

12 de dezembro de 2022

Na manhã desta segunda-feira (12), foi realizada a entrega do Plano Estratégico para o Samae, desenvolvido pelo Sebrae, a gestão e a equipe da autarquia. O evento foi realizado no gabinete do prefeito Ari Vequi, que recebeu o presidente do Sebrae, Alcides Sgrott, o consultor Patrício Francisco da Silva, a analista Juliana Bernardi Dall Antonia, o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Simas, além do diretor-presidente do Samae, William Molina, e a equipe da autarquia.

O planejamento estratégico é um documento norteador que auxiliará no direcionamento e tomada de decisões da equipe gestora do Samae, como explica o consultor Patrício Francisco da Silva: “O planejamento estratégico do Samae foi construído a muitas mãos. Adotamos um processo de condução de trabalho chamado cocriação. Participaram a equipe, parceiros, gestores. Agora o planejamento estratégico está montado e é um norteador, para que a gestão conduza os trabalhos nos próximos anos. E este trabalho será focado nas diretrizes que definimos, nos propósitos que construímos e nos objetivos que já estão definidos”, detalha.

O diretor-presidente do Samae, William Molina, destaca a importância da elaboração do plano para a gestão. “Quando iniciamos o trabalho no Samae procuramos identificar os motivos das dificuldades. Uma delas era a falta de planejamento, falta de uma estrutura que pudesse nortear a condução dos trabalhos em cada um dos setores da autarquia”.

“Sabemos que tem sido realizado um bom trabalho em todas as áreas, na ETA, na administração, área técnica, manutenção, porém não tem uma junção desse trabalho. Então a construção de um planejamento estratégico é ver o todo e conseguir que os setores continuem trabalhando com a eficiência de hoje, porém de forma integrada”, afirma Molina.

O próximo passo será a elaboração de indicadores e do plano de ação. “O planejamento veio para nos dar essa direção, para q a gente possa ter nossas metas, cumprir com essas metas e agora traçar um plano de ação que possa facilitar e dar continuidade ao trabalho q vem sendo executado de forma coletiva”.

“É fundamental esse planejamento para 2023. O prefeito sempre nos deu total liberdade para trabalhar no Samae, orientando, dizendo o que esperava da gente, acho que este trabalho de entrega é a conclusão desse período que estive a frente do Samae”, conclui Molina.