Planejamento e Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação é tema de workshop

Evento, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, será realizado na terça-feira (19)

14 de julho de 2022

Planejamento e Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação é tema de workshop

Na terça-feira (19) será realizado o primeiro workshop do Planejamento e Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação. A ação é conduzida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é direcionada a empreendedores, representantes de instituições de ensino, do poder público e entidades empresariais, além da comunidade dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, São João Batista, Nova Trento e Canelinha.

Nessa primeira etapa, o objetivo é definir os setores prioritários com potencial tecnológico e de inovação, para o desenvolvimento do Ecossistema na região, além de apresentar os atores mapeados. O convite é aberto a quem não participou da fase de entrevistas e mapeamento.

As inscrições podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://abre.ai/ecobrusque. O workshop será das 13h30 às 17 horas, na Whizzo Coworking Company, na Vila Schloesser, em Brusque. A iniciativa vem para somar com as atividades que já são executadas pelo município e busca fomentar o surgimento de novos negócios inovadores que atendam as demandas de mercado de acordo com as vocações econômicas regionais.

O Planejamento de Ecossistema Local de Inovação (ELI), tem o objetivo de estimular o empreendedorismo e fomentar e fortalecer o ecossistema de inovação nos municípios de Santa Catarina.

O ELI surgiu ao ser identificada a importância de adotar estratégias de atuação relacionadas ao grau de maturidade do ecossistema, e de concentrar esforços para estimular, gerar e consolidar empresas inovadoras. A metodologia promove ações planejadas e integradas. Para isso, o trabalho é realizado em oito etapas: caracterização do ecossistema de inovação com a definição de setores estratégicos; identificação do nível de maturidade do ecossistema de inovação; identificação dos pontos de intervenção; plano de intervenção; organização da intervenção; atuação conjunta dos atores e monitoramento do ecossistema.