Pintura de casquinhas de ovos resgata tradição de Páscoa

Casquinhas vão ser utilizadas na decoração da Ostern Brusque

13 de março de 2023

Pintura de casquinhas de ovos resgata tradição de Páscoa

Em comemoração à Páscoa, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com a Fundação Cultural de Brusque (FCB), promove oficinas de pinturas de cascas de ovos. O intuito é resgatar a cultura de pintura de ovos, repassadas entre gerações por imigrantes alemães.

As escolas da Rede Municipal de Educação, Centros de Educação, grupo de idosos e a Associação de Pais e Amigos Excepcionais participaram da ação de pinturas de casquinhas de ovos. Ao todo, mais de 10 mil casquinhas já foram produzidas. Na ocasião, os alunos realizaram a pintura dos ovos nas dependências das escolas e na sede da Apae, exceto os alunos da Hilda Anna Eccel 1, que puderam fazer a pintura dos ovos em casa, com seus familiares, por conta da faixa etária.

“Foi um momento muito esperado pelas crianças, pois quando os trabalhos delas é utilizado para algo da vida cotidiana, além delas ficarem muito felizes em contribuir, elas sentem-se muito valorizadas e nós educadores muito satisfeitos em oportunizar uma experiência que visa não somente o conhecimento da tradição cultural, mas também, envolve o desenvolvimento de habilidades presentes na Proposta Pedagógica para Educação Infantil” destaca a coordenadora do CEI Tia Trude, Emiliana Facchini Hort.

Com o objetivo de conhecer e promover a tradição cultural da cidade à espera da Páscoa, a comunidade brusquense realizou as pinturas do jeito mais acessível a cada um. Foram utilizados palitos de churrasco, papelão, pinceis, caixa de ovos, e outros materiais que ajudaram no processo de pintura. As crianças em sua grande maioria usaram os dedos para pintar e segurar as casquinhas.

Os ovos serão utilizados na decoração de Páscoa da Ostern Brusque, que vai ocorrer do dia 17 de março ao dia 9 de abril, na Praça Barão de Schneeburg.

“A cultura de pintar ovos reúne todas as gerações, passando pelas crianças, pais, avós, e todos ficam em torno das memórias vividas e revividas através dessa tradição de Páscoa. A Fundação Cultural se alegra em poder proporcionar esses momentos e resgatar a cultura. Os ovos vão enfeitar e decorar a árvore de Páscoa da praça. Esperamos que todos possam apreciar e lembrar o verdadeiro sentido da Páscoa”, finaliza a diretora-geral da Fundação Cultural, Zane Marcos.