Pintura de casquinhas de ovos resgata tradição de Páscoa

Casquinhas vão ser utilizadas na decoração da Ostern Brusque

BRUSQUE

  13 de março de 2023


Ouça o texto
Pintura de casquinhas de ovos resgata tradição de Páscoa

Em comemoração à Páscoa, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com a Fundação Cultural de Brusque (FCB), promove oficinas de pinturas de cascas de ovos. O intuito é resgatar a cultura de pintura de ovos, repassadas entre gerações por imigrantes alemães.

As escolas da Rede Municipal de Educação, Centros de Educação, grupo de idosos e a Associação de Pais e Amigos Excepcionais participaram da ação de pinturas de casquinhas de ovos. Ao todo, mais de 10 mil casquinhas já foram produzidas. Na ocasião, os alunos realizaram a pintura dos ovos nas dependências das escolas e na sede da Apae, exceto os alunos da Hilda Anna Eccel 1, que puderam fazer a pintura dos ovos em casa, com seus familiares, por conta da faixa etária.

“Foi um momento muito esperado pelas crianças, pois quando os trabalhos delas é utilizado para algo da vida cotidiana, além delas ficarem muito felizes em contribuir, elas sentem-se muito valorizadas e nós educadores muito satisfeitos em oportunizar uma experiência que visa não somente o conhecimento da tradição cultural, mas também, envolve o desenvolvimento de habilidades presentes na Proposta Pedagógica para Educação Infantil” destaca a coordenadora do CEI Tia Trude, Emiliana Facchini Hort.

Com o objetivo de conhecer e promover a tradição cultural da cidade à espera da Páscoa, a comunidade brusquense realizou as pinturas do jeito mais acessível a cada um. Foram utilizados palitos de churrasco, papelão, pinceis, caixa de ovos, e outros materiais que ajudaram no processo de pintura. As crianças em sua grande maioria usaram os dedos para pintar e segurar as casquinhas.

Os ovos serão utilizados na decoração de Páscoa da Ostern Brusque, que vai ocorrer do dia 17 de março ao dia 9 de abril, na Praça Barão de Schneeburg.

“A cultura de pintar ovos reúne todas as gerações, passando pelas crianças, pais, avós, e todos ficam em torno das memórias vividas e revividas através dessa tradição de Páscoa. A Fundação Cultural se alegra em poder proporcionar esses momentos e resgatar a cultura. Os ovos vão enfeitar e decorar a árvore de Páscoa da praça. Esperamos que todos possam apreciar e lembrar o verdadeiro sentido da Páscoa”, finaliza a diretora-geral da Fundação Cultural, Zane Marcos.

Inscreva-se na newsletter.