Pianista Eneida Schaefer é homenageada em documentário que aborda sua trajetória musical e pessoal

Instituto Aldo Krieger teve casa cheia na premiére do filme

19 de abril de 2023

Na noite desta terça-feira (18), ocorreu a estreia do documentário intitulado “Eneida Schaefer: piano e vida”, no Instituto Aldo Krieger. A obra aborda a trajetória pessoal e profissional da pianista e professora de piano há mais de 50 anos, Eneida Schaefer.

A estreia do documentário teve casa cheia. Mais de 50 pessoas, divididas em duas sessões, puderam acompanhar a premiére especial do filme. Dirigido e roteirizado por João Minatti e Zeca Day, o filme conta com direção de fotografia de Victor Michelato, edição de som de Matheus Henschel e Demis Kohler, e produção cultural por Pérola Ceron.

Na premiére, João Minatti iniciou a apresentação do documentário agradecendo os presentes. Após a exibição do curta, João e Eneida apresentaram musicais autorais. Por fim, Eneida quebrou o protocolo, e apresentou uma música inédita, que compôs a João, idealizador do projeto, que se chama “Gratidão”. Em breve, novas sessões do documentário devem ser abertas ao público. Datas e locais ainda não foram definidos.

O filme nasceu após uma investigação pessoal do aluno João Minatti, em busca da história de sua professora. Nesse processo, ele se deparou com o sonho de Eneida de viver em frente ao piano e ensinar sua filosofia de vida através da arte. O curta-metragem tem duração de 25 minutos, com realização da produtora Veritae, e o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Brusque.

A pianista Eneida Schaefer

Com o incentivo dos pais, Eneida Schaefer começou a estudar piano ainda na infância, aos 8 anos de idade. Natural de Itajaí (SC), em 1973, Eneida formou-se em Piano, Teoria Musical, Solfejo, Harmonia e História da Música pelo Instituto de Música do Paraná e desde então exerce com maestria seu trabalho voltado a formar profissionais e artistas na música, além de contribuir com a inicialização de novos alunos na área.

Em 1975, ingressou na Associação Artístico-Cultural de Brusque (Assac), onde criou a “Bandinha Rítmica”, escola de iniciação musical para crianças. Em 1991 assumiu a Presidência da associação, função que exerce até hoje. Eneida também já foi Presidente do Conselho Municipal de Cultura entre 2010 e 2011 e contribuiu com o Clube Soroptimista da cidade.

Em 2018, recebeu o título de cidadã honorária de Brusque e em 2022, a Comenda do Mérito Associativo, por sua atuação como Presidente da Assac.

Além de contar com uma lista de composições autorais, Eneida também foi responsável pela idealização de diversos festivais voltados à música, como o Concurso Nacional de Piano “Edino Krieger” e os eventos “Músicos em Harmonia”, “Pianíssimo” e “Saraus a Dois Pianos”. Eneida também assinou letra e música do hino dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), com o qual venceu o concurso promovido pela Fundação Catarinense de Esporte.