Parque Zoobotânico recebeu mais de 50 mil visitantes em 2022

Bilheteria arrecadou aproximadamente R$ 100 mil, maior valor em cinco anos

29 de dezembro de 2022

Parque Zoobotânico recebeu mais de 50 mil visitantes em 2022

O ano de 2022 foi marcado por conquistas e realizações no parque Zoobotânico de Brusque. Com mais de 300 animais, o local recebeu mais de 50 mil visitantes nos últimos 12 meses. Os valores arrecadados com a entrada de público somam mais de R$ 100 mil, o que representa a maior bilheteria dos últimos cinco anos.

A educação ambiental é uma das ações mais importantes do Zoo. Este ano, aproximadamente 3.500 alunos foram atendidos pela equipe de educação ambiental do parque, envolvendo crianças das escolas municipais e universitários de cursos voltados às áreas da biologia e medicina veterinária. Cerca de 60 unidades de ensino estiveram no parque este ano, tanto para visita guiada quanto para estudos.

Diversos animais também passaram pelo Centro Veterinário do parque. Ao todo, foram 285 animais, que chegaram por meio de apreensões da Polícia Ambiental e de transferência de outras instituições. Após receberem os cuidados necessários, os animais são devolvidos aos seus habitats. Este ano, o Zoo devolveu para a natureza, 240 destes animais.

Em termos de infraestrutura, o Zoobotânico também tem saldo positivo em 2022. No total, o serpentário e seis recintos foram revitalizados, além de três novos ambientes construídos.

O diretor-geral do Parque, Carlos Alexandre Reis, comemora as conquistas do zoo neste ano. “Gostaria de agradecer a toda a equipe, que se dedicou e trabalhou arduamente em diversas áreas do nosso parque, fizemos um lindo trabalho”.

Eventos

Para mobilizar a comunidade para a Páscoa, em 16 de abril, o Zoobotânico realizou o evento de Caça aos Ovos dentro do Parque. O evento atraiu mais de quatro mil pessoas e distribuiu mais de 300 presentes para as crianças.

Outra ação marcante do ano foi a primeira edição do Dia das Abelhas Sem Ferrão, que ocorreu durante dois dias no parque. O evento, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente (Fundema), reuniu grande público, que conheceu várias espécies diferentes de abelhas. Além disso, mel e seus derivados foram comercializados no local.

No dia 04 de agosto, data do aniversário de 162 anos de Brusque, o Zoo promoveu um dia de visita guiada ao público. Separadas por horários, as pessoas puderam ser acompanhadas por um ambientalista, que mostrou, explicou e revelou curiosidades sobre os animais que habitam no parque.

Perdas

No dia 23 de janeiro de 2022, o Zoo de Brusque se despediu de um grande amigo. Katuly, o mandril que habitava o local por mais de duas décadas, morreu devido à sua idade. Ele chegou no parque com quatro anos de idade, e morreu pouco antes de completar 25 anos.

Após o falecimento do mandril Katuly, sua filha, Catarina, ficou sozinha no recinto, e por esta razão, precisou ser transferida de Brusque. Os primatas são conhecidos por viverem sempre em bandos, e por este motivo, o animal precisou ser enviado para outro lugar, onde está até hoje com outros mandris.

Mais adiante, a data de 13 de junho ficou marcada como um dos dias mais tristes do Zoobotânico, com a morte da onça-pintada mais velha do Brasil. Nina chegou no parque logo após seu nascimento, e neste ambiente permaneceu por 25 anos, até seu falecimento.

Novos animais e nascimentos

No dia 11 de março, o serpentário de Brusque recebeu duas novas espécies. As pítons-reticuladas chamadas Zangado, medindo quatro metros, e a rainha do serpentário, Belinha, que se destaca por ser albina e mede cerca de cinco metros de comprimento. Ambas as serpentes vieram do Zoológico de Sorocaba (SP). Além delas, os irmãos Salamantas (cobra-arco-íris), que nasceram na mesma ninhada, dividem um recinto dentro do serpentário.

Em 28 de março, a lagartixa-leopardo do parque se tornou mamãe. O bebê nasceu com aproximadamente cinco centímetros, com pelagem preta com listras amareladas, diferente de sua mãe.

E em 23 de junho, chegaram ao Zoo duas espécies inéditas: dois exemplares de tamanduás-bandeira e um dragão barbudo. Para abrigá-los, o parque criou, do zero, um recinto para os tamanduás. E o dragão, recebeu seu espaço dentro do serpentário.

Em setembro o Zoobotânico recebeu outras duas novas espécies de animais. Três corujas-suindaras e dois Graxaim-do-mato. As corujas receberam um novo recinto e os graxains, Gaia e Brisa, estão morando no recinto que pertencia à onça-pintada Nina.

Já em outubro, nasceram três filhotes de ararajubas. A espécie, ave nativa brasileira, corre risco de extinção devido ao desmatamento e tráfico de animais.

Horário fim de ano

O atendimento ao público do Zoobotânico de Brusque sofrerá algumas mudanças durante o período de férias coletivas da Prefeitura de Brusque. Nesta semana de fim de ano, no dia 31 de dezembro, o Zoo funciona das 08h30 às 12h. Já nos dias 01 e 02 de janeiro, o local fica fechado e volta à normalidade em 03 de janeiro.

O valor do ingresso é de R$10,00. Meia-entrada para estudantes, pessoas com deficiência e o acompanhante, crianças a partir de cinco anos até 11 anos e 11 meses, idosos acima de 60 anos e professores. Todas as formas de meia-entrada precisam ser comprovadas na hora da compra do ingresso. Crianças de até quatro anos e 11 meses não pagam entrada.