Parcerias fortaleceram e criaram oportunidades em Brusque

Avaliação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque, Ademir José Jorge

29 de dezembro de 2022

Parcerias fortaleceram e criaram oportunidades em Brusque

Com o objetivo de fortalecer a cadeia econômica de Brusque e dar oportunidade para a capacitação profissional e suprir as necessidades das empresas de Brusque, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Brusque trabalhou durante o ano de 2022 para fortalecer parcerias e a oferta de capacitações para os brusquenses, avaliação é do secretário da pasta, Ademir José Jorge.

Jorge destacou a importância das parcerias. “O ativismo que que pratico há mais de 20 anos pela AMVE, onde a gente sozinho é muito difícil de fazer muita coisa, mas quando a gente tem forças, lutando pelo mesmo ideal fica mais fácil. Através das parcerias, que nós tivemos esse ano, por exemplo, com o Sindilojas e Senac, nós podemos oferecer a nossa sociedade vários cursos gratuitos, desde cuidador de idosos, assistente infantil, assistente financeiro, assistente administrativo, informática essencial, tudo isso nós proporcionamos a população de Brusque,” disse,

O secretário falou da necessidade de um olhar atento a partir das necessidades. “Não adianta a gente ter mais 600 vagas de emprego abertas no Sine, onde para preencher essas vagas necessita, além da escolaridade, a qualificação profissional. A gente está oportunizando, no próprio curso de costureira da AMVE Brusque, a prefeitura está como parceira do projeto, onde a gente a cada três meses formamos 90 profissionais na costura. Cerca de 80% dos formandos chegam no final do curso já empregados e prestando serviços. Se é o segmento têxtil e de vestuário que existe uma carência da mão de obra, é ali que nós temos que atender. A gente quer levar esse exemplo, e casos de sucesso, para outras áreas, como metal mecânica,” esclareceu.

Relatório das atividades 2022 – Desenvolvimento Econômico e Turismo

Escola do empreendedor
Objetivo: Orientar e esclarecer dúvidas sobre MEI – Aproximadamente 800
microempreendedores individuais participaram SIM (Serviço de Inspeção Municipal)
Foram realizadas 260 vistorias e entregues seis certificados
Mutirão do Emprego – Participação de 45 empresas, com mais de 600 vagas e aproximadamente 1.200
entrevistas.

Cursos gratuitos (em andamento) Início em agosto, parceria com o
Sindilojas e apoio do Senac Assistente administrativo Assistente de RH
Assistente financeiro Informática essencial
Cuidador de idoso
Cuidador infantil.
TOTAL: 180 alunos

SALA DO EMPREENDEDOR
Mais de 1500 MEIs abertos no ano, Semana MEI: atendimentos diferenciados e
acompanhamento do Sebrae e bancos parceiros.

SINE
Mais de 10 mil atendimentos e mais de 8 mil encaminhamentos de empregos.