Parceria entre Fundação Cultural de Brusque e secretaria de Desenvolvimento Econômico possibilitou desfile da Fenarreco com base em lei do Incentivo à Cultura

Desfile contou com o apoio de empresas brusquenses por meio de lei de Incentivo à Cultura

21 de dezembro de 2022

Uma parceria entre Fundação Cultural de Brusque e a secretaria de Desenvolvimento Econômico possibilitou que o desfile da Fenarreco fosse realizado com base na lei do Incentivo à Cultura, a parceria garantiu recursos para o desfile, que também foi um dos pontos altos da Fenarreco deste ano.

A superintendente da Fundação Cultural de Brusque, Zane Marcos, falou sobre a parceria. “A Fenarreco está na pasta do Turismo, que pertence à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas nós ajudamos no desfile, fizemos as inscrições, algumas empresas da cidade patrocinaram o desfile através da Lei de Incentivo à Cultura, então, foi uma novidade, o desfile estava lindo, reuniu muita gente na Avenida Cônsul Carlos Renaux, e a gente reviveu os tempos áureos da Fenarreco, o que nos deixou muito felizes e empolgados para fazer algo maior e melhor para o próximo ano,” disse.

Marcos aproveitou e fez uma avaliação de 2022 .” No ano passado nós tivemos a pandemia, então a iniciação dos projetos ocorreu somente no final do ano. Esse ano, pudemos começar desde o início do ano, com as aulas presenciais, inscrições de alunos já em fevereiro. As aulas iniciaram no final de fevereiro, e a gente teve vários eventos durante o ano, que já são comuns no calendário da Fundação Cultural,” esclareceu

Relatório 2022 – Fundação Cultural

Janeiro até Maio
Execução dos 12 projetos aprovados no Prêmio Wilson Santos 2021, com recurso no valor total de 145 mil.

Fevereiro
Início das aulas nos cursos da Fundação Cultural de Brusque.

Março
Exposição O Legado de Frieda Germer

Abril
Renovação de Termos de Fomento com os Museus: Sociedade Amigos de Brusque e Instituto Aldo Krieger. Valor total de 90 mil.

Maio
Cerimônia de doação da Bíblia em Braille para Fundação Cultural de Brusque. Conversa com escritores na Biblioteca Pública Ary Cabral – Edição com Saulo Adami. Início do Projeto Galeria Itinerante. Realizado entre maio e setembro de 2022 em escolas municipais de Brusque.

Junho
Realização do 01º Festival da Canção de Brusque.

Agosto
Semana de Brusque com: 10º Semana Aldo Krieger, 21º Rock na Praça, Apresentações musicais e teatrais com alunos da Fundação Cultural.

Setembro
Apoio a 4º Temporada do BQ(en)cena. Apresentações teatrais em Brusque e região. Formação sobre os aspectos do Prêmio Municipal de Cultura Wilson dos Santos ano 2022.

Outubro
Organização e execução do Projeto Cultural Desfile da Fenarreco em conjunto com a Diretoria de Turismo. Projeto patrocinado através da Lei Federal de incentivo à Cultura. Evento Pensar Capoeira, reuniu em Brusque praticantes de diversas regiões e também palestrantes internacionais.

Novembro
Realização de duas sessões do Espetáculo Teatral Tempestade. Com alunos de teatro da
Fundação Cultural de Brusque. Realização do 1º Festival Estudantil de Teatro de Brusque.
Realização da semana da Consciência Negra com apresentações musicais, exposição de artes visuais e rodas de capoeira e FLIB (Festa Literária de Brusque) com apresentações musicais, exposição de artes visuais, contação de histórias e bate papo com escritores. Lançamento do Edital de Credenciamento para contratações para eventos de final de ano. (45 mil). Mostra de música dos alunos da Fundação Cultural.

Dezembro
Realização de palestras em 5 escolas de Brusque, sobre a história da Fenarreco.
Premiação dos 16 contemplados no Prêmio Municipal de Cultura Wilson dos Santos R$ 200 mil. Realização do Evento Natal de Todos em parceria com a CDL, Prefeitura de Brusque.