Pandemia do novo coronavírus fez mais que dobrar atendimentos da Assistência Social em 2020

Secretário de Assistência Social de Brusque, Odair Bozio, faz uma avaliação do ano

23 de dezembro de 2020

O ano de 2020, com a pandemia do novo coronavírus, aumentou muito a demanda da população pelos serviços da secretaria de Assistência Social e Habitação da prefeitura de Brusque. Com isso, um grande trabalho foi realizado para atender a população brusquense, diante do desafio do ano atípico, o secretário da pasta Odair Bozio fez uma avaliação do ano.

Para Bozio números por si só já mostram como foi a grande demanda pelos serviços ofertados. “Os nossos atendimentos a gente sempre esperava 30% de aumento de 2017 até agora, então a gente era para terminar o ano mais ou menos com 12 mil atendimentos para a população ter ideia, ano passado a gente fez 9 mil atendimentos, esse ano tá batendo 20 mil atendimentos, então houve uma procura gigantesca pela secretaria em todos os setores,” disse.

Odair esclareceu que a pandemia trouxe algumas necessidades urgentes para a população. “Duas situações que a gente observou, nossa equipe de gestão acabou observando, primeiro lá em março, quando teve aquele fechamento, teve uma grande procura por alimentação, cesta básica e outras indicações nessa situação. Segundo momento o auxílio emergencial, que mesmo sendo tudo pelo governo federal muita gente procurou o CADE para regularizar os atendimentos,” falou.

Atendimentos realizados no ano de 2020
6.664 – Gestão de benefícios
4.180 – CREAS
2.013 – CRAS Azambuja
3.777 – CRAS Limeira
2.394 – Centro POP
1.209 – Albergue Municipal
460 – Alta Complexidade
107 – Família Acolhedora
1.106 – Cadastro Único e PBF
17 – PETI
Totalizando
21.927 famílias atendidas pela Secretaria de Assistência Social

. Cuidando de Quem Cuida, projeto feito pela gestão do trabalho com o objetivo de trazer informações e apoio aos servidores da SASH durante a Pandemia. Semanalmente e de forma virtual a psicóloga Helena compartilha dicas, textos, propostas e vídeos referentes aos cuidados com a saúde mental e emocional do servidor.
Pedágio Solidário
Campanha do agasalho
Grupo de atenção especial aos moradores em situação de Rua para o enfrentamento da

Campanha de conscientização do trabalho infantil no mês de Junho
Ação no Centro POP e Albergue em parceria com a Barbearia W&R: forma feitos cortes de cabelos nos usuários atendidos pelos referidos equipamentos.
Canal de atendimento para dúvidas sobre o auxílio emergencial
Canal vamossuperar.com.br
Campanha de arrecadação de alimentos e materiais de higiene: Lave as mãos apenas para se proteger do vírus. Não para deixar de ajudar quem precisa
Reurb: Edital de credenciamento de empresas para o processo de regularização fundiária Urbana no Município de Brusque que está em andamento no atual momento.
Cinema com grupos de crianças e adolescente do SCFV – CRAS Azambuja no mês de fevereiro
Divulgação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora no programa do Deivis Junior, substituindo o evento em comemoração ao aniversário do serviço.
Foi criada uma Sala Virtual para formação de famílias acolhedoras
Conferência Brasil e Alemanha: 1ª amostra de projetos sociais, voltado aos objetivos do desenvolvimento sustentável com a participação do serviço de família acolhedora.