Paisagismo e mobiliário contemporâneo embelezam praça Barão de Schneeburg

Praça revitalizada foi entregue à população neste mês

BRUSQUE

  12 de agosto de 2019


Ouça o texto
Paisagismo e mobiliário contemporâneo embelezam praça Barão de Schneeburg

Desde a entrega da obra de revitalização, a Praça Barão de Schneeburg não passa despercebida no centro de Brusque. O contraste do colorido das flores utilizadas no paisagismo com o mobiliário contemporâneo de concreto de alto desempenho e madeira nobre jatobá formam o cenário perfeito do novo espaço. 

“Nosso objetivo foi trabalhar em um espaço vivo, que possa receber diferentes tipos de eventos. Escolhemos a madeira jatobá por ser mais resistente ao tempo e o mobiliário em tom neutro para uma composição estética elegante e equilibrada”, explica a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) da Prefeitura de Brusque, Andréa Volkmann.

Para dar vida e colorir o ambiente, o setor de paisagismo da Secretaria de Obras realizou um grande trabalho. Inicialmente atuou na recuperação das árvores, por meio de limpeza e retirada de espécies de plantas daninhas.

“Nos canteiros executamos o trabalho para dar vida ao local. Plantamos Begônia alta e baixa nos meios dos canteiros. São flores da época, que buscamos também pela sua beleza. Contrastamos com Tagetes nas cores laranja e amarelo e com uma armação em Bambu Rei, que foi instalada. Também temos floreiras com outras flores, como Brinco de Princesa, que trazem um toque especial”, detalha o diretor de paisagismo Kito Maestri. 

De acordo com ele, outro detalhe importante no espaço foi o plantio de uma muda de Sobreiro, vinda de Portugal. “Recebemos a doação desta muda e resolvemos plantar no canteiro central da praça. Trata-se de uma árvore muito valorizada, pois é utilizada para fazer rolha para vinhos na Europa”, conta. 

Para finalizar o paisagismo da Praça Barão de Schneeburg foi construído meio fio de contenção dos taludes de grama e dos canteiros.  Também foram instaladas cinco lixeiras de alta qualidade e durabilidade. 

A revitalização da praça iniciou em fevereiro deste ano com a instalação dos tapumes. O projeto sofreu algumas modificações para se adequar ao orçamento. Nesta primeira etapa foram investidos mais de R$ 500 mil reais de recursos próprios da Prefeitura de Brusque.    

Inscreva-se na newsletter.