Outubro Rosa: Unidades de saúde abrem sábado para exames

Atendimento será das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia

BRUSQUE

  6 de outubro de 2022


Ouça o texto
Outubro Rosa: Unidades de saúde abrem sábado para exames

A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, realiza neste sábado (08), das 08 às 17 horas, sem fechar para almoço, ação nas Unidades Básicas de Saúde, em alusão ao Outubro Rosa. O objetivo do mês rosa é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, como forma de conscientização sobre as doenças, facilitando o acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

A diretora de Atenção Básica, Camila Souza, orienta as mulheres a manterem a rotina de prevenção. “É importante que as mulheres estejam atentas e busquem atendimento, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, as chances de melhora são maiores. Oportunizamos atendimento no sábado, mas reforço que diariamente as Unidades acolhem os pacientes, e se prevenir é a melhor opção”.

Além da ação específica de sábado, para chamar a atenção das brusquenses para o cuidado com a sua saúde, as Unidades estão todas decoradas com a cor rosa ao longo do mês.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Ele também acomete homens, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Confira, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quais são os principais sintomas, a importância da prevenção e os cuidados com a doença.

O que é

É o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

Como a mulher pode perceber a doença

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Como descobrir a doença mais cedo

Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar a sua Unidade Básica de Saúde, para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

O que é o exame clínico das mamas

É o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama

Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

O auto-exame previne a doença?

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Inscreva-se na newsletter.