Oficina de haicai para iniciantes e apreciadores ocorrerá no sábado (11)

Projeto foi contemplado pelo Prêmio Wilson dos Santos de Apoio à Cultura

BRUSQUE

  2 de fevereiro de 2023


Ouça o texto
Oficina de haicai para iniciantes e apreciadores ocorrerá no sábado (11)

A escritora Suzana Mafra, em parceria com o coletivo “Pele Coletiva” por intermédio da Fundação Cultural de Brusque (FCB), promove a oficina de haicai intitulada “As quatro estações” para iniciantes e apreciadores. A oficina faz parte do projeto “Arte e Natureza em Movimento”, idealizado pela Márcia Cardeal e contemplado pelo Prêmio Wilson dos Santos de Apoio à Cultura em 2022.

O workshop ocorrerá no sábado (11), às 15h, na Casa Amarela, localizada na rua José Jacinto Cardeal, 1190, no bairro Cedrinho. As inscrições podem ser feitas através do instagram @pele_coletiva, e para participar, é necessário ser maior de 14 anos, levar repelente e 1kg de alimento não perecível. É recomendado a utilização de roupas e sapatos confortáveis.

A oficina abordará o primeiro contato com a arte do haicai, a partir de uma breve base teórica sobre o tema: o que é, quando surgiu, principais expoentes no mundo e no Brasil, características, forma fixa e livre. Em seguida, terá a leitura de diversos haicais, e a construção de versos e haicais completos.

O estilo “haicai” de poemas surgiu no Japão no século XVI. O poeta mais conhecido e difundido no mundo chama-se Bashô. No Brasil, há diversos expoentes desse estilo, um exemplo é o poeta Paulo Leminski. O haicai apresenta algumas características que o diferenciam dos demais estilos de poemas. A principal é a temática da natureza. O haicaista entra em contato direto com a natureza, apreciando os detalhes e as estações para poder escrever seu haicai. A construção é feita em três versos com 5/ 7/ 5 sílabas poéticas.

“A principal característica do haicai é sua inspiração na natureza, e a poesia da natureza. Nós gostaríamos de convidar a todos a participar da oficina”, destaca a diretora-geral da Fundação Cultural, Zane Marcos.

Inscreva-se na newsletter.