Odontopediatras de Lages visitam o CEO de Brusque

Profissionais vieram conhecer na prática como a cidade aplica o Teste da Linguinha aos recém-nascidos

BRUSQUE

  30 de junho de 2021


Ouça o texto
Odontopediatras de Lages visitam o CEO de Brusque

Duas odontopediatras da cidade de Lages passam esta quarta-feira (30), acompanhando as atividades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Brusque. O foco das profissionais é o atendimento odontológico especializado oferecido à comunidade especificamente para os recém-nascidos, com a primeira consulta odontológica e a avaliação do frênulo lingual, o Teste da Linguinha. Brusque é referência na aplicação desse teste em território catarinense.

A visita das profissionais lageanas tem por objetivo acompanhar na prática a execução da atividade, desde o preparo ao diagnóstico. “Viemos para conhecer a realidade daqui, pois em Lages, o procedimento é desenvolvido de forma diferente”, ressalta Gisela Cislaghi. “É uma valiosa troca de experiências”, complementa Tatiana Marin. “A visita técnica serve, ainda, como um complemento da da capacitação iniciada no fim de de 2018, e que não aconteceu antes face à pandemia”, complementa a odontopediatra de Brusque, Rosana Martins.

As odontopediatras Gisela Ana Cislaghi e Tatiana Teló Marin, atuam no CEO de Lages, que funciona dentro da Uniplac. No fim de 2018, elas integraram uma turma que participou de capacitação sobre a Avaliação do Frênulo Lingual, oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde em Brusque, por meio da odontopediatra do CEO local, Rosana Gama Martins.

Isto porque a cidade brusquense, desde 2016, já oferece essa avaliação, seguindo o protocolo estabelecido pela lei federal que regulamenta o Teste da Linguinha e o torna obrigatório em todo o país. Por isso, se tornou referência no estado para o tema.

O teste da linguinha consiste em um exame que diagnostica e indica o tratamento precoce de problemas no freio da língua de neonatos. Esses problemas podem prejudicar a amamentação ou comprometer o ato de engolir, mastigar e até mesmo de falar, como no caso da anquiloglossia, popularmente conhecida como língua presa.

Inscreva-se na newsletter.