Obras utiliza escavadeira de grande porte no trecho interditado da Rua Itajaí

Previsão da secretaria é executar o reparo na tubulação rompida em 15 dias

BRUSQUE

  12 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Obras utiliza escavadeira de grande porte no trecho interditado da Rua Itajaí

A partir desta segunda-feira (12), uma escavadeira de grande porte passa a atuar na frente de trabalho da Secretaria de Obras, responsável pelos serviços de recuperação do trecho da Rua Itajaí, no bairro Limoeiro, onde ocorreu um rompimento de tubulação pluvial devido às fortes chuvas registradas desde o final de novembro. A expectativa é de que, com o novo equipamento, os profissionais possam ter uma nova análise do que ocorreu e executar o devido reparo na estrutura.

“Entramos hoje com a frente da tubulação de grande porte para verificar o que houve aqui. Porque foram instalados aproximadamente 500 tubos de um metro e meio de diâmetro para resolver um problema de enxurradas que alagava diversas casas na Rua Itajaí”, conta o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Brusque, Ricardo José de Souza, ao acompanhar pessoalmente os trabalhos no local.

Ele explica que apenas com a avaliação preliminar, não foi possível estabelecer o que motivou o rompimento da tubulação. “Até o momento, não conseguimos chegar, ainda, a uma conclusão final sobre o que aconteceu com essa obra. Não temos certeza se houve uma acomodação do solo e por isso houve o trincamento de alguns tubos, ou se isso ocorreu por problema de carga mesmo. Mas, estamos abrindo o local com escavadeira de grande porte. Por enquanto, fizemos a inspeção só por dentro da tubulação. Agora, vamos chegar na tubulação por cima e tirar alguns tubos para verificar a situação”.

A estimativa do secretário é de que os trabalhos no local sejam executados nas próximas duas semanas. “Acreditamos que em 15 dias consigamos finalizar este conserto”, prevê.

Entenda

A Prefeitura de Brusque, por meio da Diretoria de Trânsito, decidiu em 02 de dezembro pela interdição da rua Itajaí, nas imediações do bairro Limoeiro, em decorrência do rompimento de uma tubulação pluvial, causado pelas fortes chuvas registradas na cidade desde o final de novembro.

Enquanto ocorrem os trabalhos de recuperação, os condutores que transitam pela Rua Itajaí, vindos do município de Itajaí, são desviados pela Rua Alexandre Dognini, nas proximidades do Condomínio Logístico Limoeiro. Para quem vem do centro da cidade, pela avenida Beira Rio, o último desvio é na Rua Libério Benvenutti, próximo do Centro Esportivo do SESI, acessando a SC 486, perto da empresa Fischer.

Para facilitar a mobilidade urbana, a orientação da Diretoria de Trânsito é para que a comunidade evite a região da rua Itajaí e utilize a Rodovia Antônio Heil para acessar ou sair da cidade.

Inscreva-se na newsletter.