Obras das novas pontes da Rua Itajaí e do Dom Joaquim seguem em andamento

Seguem dentro do cronograma os trabalhos de duas importantes obras que vão contribuir muito para a melhora da mobilidade urbana […]

3 de julho de 2022

Obras das novas pontes da Rua Itajaí e do Dom Joaquim seguem em andamento

Seguem dentro do cronograma os trabalhos de duas importantes obras que vão contribuir muito para a melhora da mobilidade urbana de Brusque. Se as condições climáticas forem favoráveis, a estimativa da administração municipal é concluir as atividades das novas pontes da Rua Itajaí e do Dom Joaquim até o final de 2022. As duas obras fazem parte de um pacote de ações anunciado em março deste ano pela prefeitura, que envolve a construção de quatro novas pontes, além da reforma e ampliação de mais uma estrutura. É o maior investimento em mobilidade da história do município, com recursos que superam os R$ 35 milhões.

Rua Itajaí

Na frente de trabalho da ponte da Rua Itajaí, o engenheiro Cristiano Fuchs, da empresa responsável pela execução do serviço, a Pacopedra, relata o estágio atual das atividades. “Estamos com a armadura e o sistema de protensão montados, iniciando a montagem das formas metálicas para semana que vem iniciar a concretagem das cinco vigas, que em questão de 15 dias devem estar prontas”.

O engenheiro acrescenta que as pré-lajes já estão concluídas. “Então, só estamos aguardando a compatibilização do projeto de fundação com a rede do gás, para iniciar a fundação”.

Na avaliação da secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Patricia Volkmann, a obra está com cerca de 26% dos trabalhos executados executados em dois meses de atividades. E explica um contratempo identificado no transcurso das ações. “Ocorre que a localização da de rede de gás da SC Gás não estava conforme o projeto que nos foi encaminhado. Com isso, tivemos que aguardar nova localização da SC Gás para alterar o local das estacas. Na semana que vem teremos reunião com a empresa concessionária estadual para alinhar a situação, e assim, iniciar a fase de estaqueamento, aí sim, vamos ter uma produção mais intensa nesta ponte”, revela.
A secretária ainda complementa que “trabalhos paralelos estão sendo efetuados durante este período para que não haja comprometimento de prazo de execução, que permanece em seis meses”.

A obra contratada pela prefeitura estabelece a construção de uma nova ponte em substituição à atual estrutura que liga as ruas Itajaí e Durval Luz, nos bairros Santa Terezinha e Limoeiro. A nova travessia deve ter dimensão de 25 x 13,50m e área de: 337,50m². Neste local, o valor investido gira em torno de R$ 1,7 milhão.

Alois Petermann

Em relação à ponte Alois Petermann, entre as comunidades de Dom Joaquim e Rio Branco, o engenheiro revela que foram trocados os aparelhos de apoio das vigas até a metade da ponte. “Já estamos praticamente com o reparo das vigas pronto. Fizemos as cortinas, e na semana que vem vamos fazer a concretagem das lajes de transição e concretagem das transversinas. Todas as pré-lajes estão prontas”, explica.

Conforme Cristiano Fuchs, na próxima semana também deve ser feita a pintura da ponte. “Em especial, das estruturas do trecho que a gente mexeu, e iniciar a colocação das pré-lajes. Daqui 10 a 15 dias a gente já faz a concretagem da laje, e com esta etapa vencida, a gente vai mudar o trânsito e retirar o restante da ponte para ser feito a outra parte da estrutura”, completa.

Com 20% dos trabalhos efetuados até o momento, a obra da ponte Alois Petermann também segue em seu cronograma, assegura a secretária de Infraestrutura Estratégica. “Temos seis meses para finalizar”, confirma Andrea Volkmann. Segundo ela, a empresa também está com grande parte da estrutura complementar concretada, o que vai facilitar o processo de montagem dos painéis da pré-forma da laje. “Espero que no próximo mês tenhamos um avanço bem maior”, destaca. Segundo ela, essa expectativa envolve também as condições climáticas, pois, o bom tempo auxilia bastante o andamento dos serviços.

A reforma e revitalização da Ponte Alois Petermann também vai proporcionar a ampliação da trafegabilidade na travessia, das atuais 30 para 45 toneladas. No local, atualmente só transitam veículos leves. A obra de recuperação, com dimensão de 70 x 11,50m e área de 805,00m2, tem investimento estimado em R$ 2 milhões.