Obra do Samae trará água e cidadania para moradores do Cedrinho

Há anos, cidadãos das ruas CD 009 e Guilherme de Mello utilizam fontes não seguras de água

28 de janeiro de 2022

Obra do Samae trará água e cidadania para moradores do Cedrinho

Na tarde desta quinta-feira (27), o coordenador-geral da área técnica do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Juliano Pereira, acompanhado do vereador brusquense André Vechi, esteve na rua CD 009, transversal da rua Guilherme de Mello, no bairro Cedrinho.

O encontro, que também contou com a presença do diretor de Expansão da autarquia, Eduardo Fernandes, e do coordenador técnico Django Deucher, teve como objetivo demonstrar como se dará a obra de extensão de rede que a companhia fará nos próximos dias na localidade.

“No local, hoje, a comunidade é abastecida por fontes não seguras de água, com risco de contaminação”, explica Fernandes. “O sistema existente na localidade foi montado pela própria comunidade, em razão do não fornecimento de água tratada ao longo dos anos. Agora o Samae vai solucionar este problema, fazendo uma extensão em três ruas, totalizando 1014 metros de rede de água”, complementa o diretor.

Juliano Pereira explica que a população local consome “água do mato” para seus afazeres básicos, pelo fato de a rua não ser regularizada, o que, em tese, impede o fornecimento de alguns serviços. Todavia, por entender se tratar de uma questão de saúde pública, a autarquia dará início, em breve, à extensão de rede e a ligação nas residências da região.

Em 2021, algo semelhante ocorreu nas ruas BA 42 e BA 43, no bairro Bateas. As vias em questão também não tinham sua devida regularização fundiária. Até então, os moradores utilizavam água bruta ou de poços, ambos passíveis de contaminação. O problema na localidade já ficou para trás, após o Samae efetuar um aprofundado estudo jurídico para possibilitar a disponibilização do serviço de água tratada na região.

“Estamos preocupados com essa situação. Aliado a isso, temos esse pedido que nos chegou da Câmara de Vereadores. Por isso, vamos nos debruçar sobre esse problema para canalizar água para essa região. É uma dificuldade, sobretudo pelas cotas elevadas, mas temos que levar qualidade de vida para essa população”, finaliza Pereira.