Obra de macrodrenagem das ruas João Bauer e Felipe Schmidt tem nova licitação 

Abertura dos envelopes está agendada para segunda-feira, 5 de julho

BRUSQUE

  4 de junho de 2021


Ouça o texto
Obra de macrodrenagem das ruas João Bauer e Felipe Schmidt tem nova licitação 

Para a realização da obra de Macrodrenagem na bacia das ruas João Bauer e Felipe Schmidt, localizadas no centro da cidade, a Prefeitura de Brusque abriu um novo processo licitatório, no valor de R$ 5 milhões. A abertura das propostas será realizada em 5 de julho. 

A primeira licitação aberta, com orçamento previsto para a realização da obra de R$ 3,2 milhões foi cancelada, pois o valor não era mais compatível com a realidade de mercado.    

“Cancelamos a licitação anterior em função de várias empresas entrarem em contato com a Prefeitura, por conta da alta de preços dos materiais, que extrapolavam o valor previamente orçado. Tivemos que refazer todos os orçamentos em cotação própria, com valores de mercado”, explica a secretária de Infraestrutura Estratégica,  Andréa Patrícia Volkmann. 

De acordo com ela, a obra é financiada pela Caixa Econômica Federal. “Por isso, o processo teve que ser reencaminhado para a Caixa, para uma reprogramação, ou seja, para eles aceitarem essa cotação de mercado e não mais as tabelas oficiais. Conseguimos a aprovação novamente do banco, e, agora, aguardamos a abertura dos envelopes da licitação, no início de julho”, ressalta.  

Segundo o prefeito, Ari Vequi,  a obra de macrodrenagem é de suma importância para o cruzamento das duas vias, pois frequentemente ocorre a obstrução do tráfego de veículos e pedestres, por conta das chuvas. 

O chefe do Executivo destaca também que será construído um novo acesso da avenida Arno Carlos Gracher – Beira Rio Margem Esquerda – até a rua João Bauer. 

“Após a drenagem será realizada a pavimentação desta avenida. Na próxima semana devemos encaminhar também à Câmara de Vereadores a proposta para construção, nessa região, de uma nova ponte, que vai ligar a rodovia Antônio Heil ao centro da cidade. São obras para melhorar a mobilidade do nosso município”, completa Vequi.

A obra

Após a homologação da licitação e a empresa vencedora receber a Ordem de Serviço, o cronograma previsto para os trabalhos é de oito meses. 

O projeto da obra de macrodrenagem prevê o assentamento de galerias pré-moldadas de concreto armado. “É toda a drenagem, desde o rio Itajaí Mirim até as imediações da rua João Bauer nas proximidades da Prefeitura, com galerias em toda a extensão, para minimizar os efeitos das enxurradas – maior problema que temos no cruzamento da João Bauer com a Felipe Schmidt”, detalha a secretária.

Inscreva-se na newsletter.