Novo trator amplia frota agrícola e atendimento a produtores familiares

Chave foi entregue pelo prefeito Ari Vequi ao tratorista que vai conduzir o equipamento

1 de abril de 2022

Novo trator amplia frota agrícola e atendimento a produtores familiares

A partir da próxima semana, a Secretaria de Agricultura de Brusque, por meio da chefia de Agricultura Familiar, vai ampliar a capacidade de atendimento aos produtores rurais, com o início de operações do novo trator agrícola LS, de 80 cavalos de potência. A chave do equipamento foi entregue pelo prefeito Ari Vequi ao tratorista José Raulino Nafien, na manhã desta sexta-feira (01), no Horto Florestal.

O ato contou com as presenças de produtores e líderes rurais, do Vice-Prefeito Gilmar Doerner, do presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Simas e de Rafael Pezenti, chefe de gabinete do deputado federal Rogério Mendonça, responsável pela emenda parlamentar que garantiu os recursos para viabilizar a aquisição do veículo, no valor de aproximadamente R$ 180 mil.

Usado para roçar, arar, gradear e fazer silagem, o novo trator traçado é considerado “ideal para atender às demandas de pequenos e médios agricultores”, explica o Chefe de Agricultura Familiar, José Gilmar Pereira. Este é o segundo equipamento do tipo a compor a frota da Secretaria de Agricultura, o que vai permitir ampliar e agilizar os serviços prestados pelo município às 480 famílias agricultoras da cidade.

Além dos dois tratores, também estão à disposição dos produtores rurais outros implementos agrícolas importantes para as suas atividades de rotina, como a ensiladeira, o arado, a grade, a plantadeira, a debulhadeira e a esterqueira.

Para fazer uso dos equipamentos e implementos agrícolas, os produtores interessados devem entrar em contato com a Chefia de Agricultura Familiar ou com o Horto Florestal e solicitar agendamento. “O prazo máximo de atendimento aos pedidos é de 15 dias, dependendo das condições climáticas”, ressalta José Gilmar Pereira.

Antes de entregar a chave do novo equipamento, o Prefeito Ari Vequi disse que a chegada do novo trator é importante para melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados pelo poder público, para o bem da agricultura da cidade, além de manter a tradição agrícola trazida pelos colonizadores alemães e italianos. E destacou o apoio do deputado Rogério Mendonça, que obteve a emenda. “Nem sempre o município tem condições de suprir, sozinho, todas as demandas, por isso, a chegada deste novo trator com os recursos obtidos pela emenda parlamentar é muito bem-vinda”.

Para Rafael Pezenti, Chefe de Gabinete do deputado Rogério Mendonça, atender os agricultores é uma meta que sempre se busca porque eles são a classe que mais precisam de suporte do poder público. “São a classe mais importante porque garantem a comida que todo dia a gente tem sobre a mesa”.