Novo programa de pavimentação comunitária é destaque da Secretaria de Obras em 2022

Processo de instalação foi concluído em agosto e cinco ruas já tiveram etapa contratual finalizada

BRUSQUE

  27 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Novo programa de pavimentação comunitária é destaque da Secretaria de Obras em 2022

Dentro das inúmeras ações desenvolvidas ao longo do ano pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, um dos destaques fica para o início do novo programa de Pavimentação Comunitária. Foi lançada nova legislação e decreto regulamentar, que definiu as novas regras do processo de parceria comunitária.

Após a conclusão do processo da instalação do novo programa em agosto, cinco ruas já foram contempladas e tiveram finalizadas a etapa contratual: Leonardo Augusto Moreira Bergamasco (bairro Dom Joaquim), Prefeito Anibal Diegoli (Souza Cruz), Frederico Debatin (Águas Claras), Herbert Appel (Souza Cruz) e Luís da Silva (Limeira Baixa). Todas estão em processo de pagamentos aguardando o percentual mínimo para execução da obra.

Também foram executadas obras de drenagem e pavimentação das parcerias da legislação anterior das ruas: João Batista Debatin – Águas Claras, Martin Debatin – Águas Claras, Germano Klann – Águas Claras, Miguel Rubik –Azambuja e José Rubik – Azambuja (todas concluídas), Onildo Zierke – Águas Claras (concluída 1ª etapa), DJ-031 e DJ-032 (preparando para pavimentação).

Ainda de acordo com a Secretaria de Obras, muitos processos de pavimentação comunitária estão em andamento em sua fase documental e contratual, e serão concluídos a partir de 2023.

Outras ações e melhorias nos bairros:

Águas Claras
Em diversas ruas do bairro, executadas melhorias no sistema de drenagem e o total de 133 novas bocas de lobo instaladas nas ruas João Batista Debatin, Frederico Debatin, Germano Klann, Martin Debatin, Henrique Knihs, Irineu Schmitz, Onildo Zierke, Paulo Knihs, Santa Cruz, rua AC 24, AC 25, AC 27, AC 26, AC 28, AC 44 e AC 45.

Para a execução dos trabalhos, foram utilizados 52.200 tijolos, 500 tubos de 1,00 metro de diâmetro, 300 tubos de 0,60m, 1.512 tubos de 0,40m, 362 TUBOS DE 0,30m, 308 tubos de 0,20, além de 655 sacos de cimento e 2.810 blocos de concreto.

Pavimentação asfáltica da rua João Batista Debatin, que tem sete metros de largura por 300 metros de extensão. Início da pavimentação asfáltica da rua Onildo Zirke, com aproximadamente seis metros de largura por 400 metros de extensão.

Pavimentação do final da rua Frederico Debatin, sete metros de largura por 180 metros de extensão. Pavimentação em concreto da rua Germano Klann, com 150 metros de extensão.

Centro I e II
Novo acesso da Avenida Governador Luiz Henrique da Silveira em direção ao Centro – Executados drenagem, boca de lobo, pavimentação – 8 metros de largura por 110 metros de extensão.

Pavimentação asfáltica da rua Rodolfo Victor Tietzmann – troca de toda a tubulação e bocas de lobo, além da melhoria delas, para melhor captação da água. Pavimentado 10 metros de largura por 200 metros de extensão.

Pavimentação asfáltica da rua Sebastião Belli – Realizada limpeza de toda a tubulação, além da substituição de alguns tubos e melhoria na captação da água, com novas bocas de lobo. Pavimentação de 10 metros de largura por 100 metros de extensão.

Pavimentação asfáltica da rua Gustavo Krieger. Substituição de toda a tubulação, novas bocas de lobo foram construídas e todas as lajotas foram tiradas para melhorar a base, em virtude do local ser muito úmido. Cerca de um metro de terra foi retirado e colocado rachão e base. Pavimentado 8 metros de largura por 110 metros de extensão.

Pavimentação asfáltica da rua Vereador Guilherme Niebuhr. Promovida melhoria no sistema de drenagem e bocas de lobo e pavimentação de 10 metros de largura por 320 de extensão.

Pavimentação asfáltica da Travessa Malossi – 8 metros de largura por 80 de extensão.

Cedro Alto
Para a pavimentação da rua Batista Silva, foram utilizadas 1.200 toneladas de pedras, alargamento da via, confecção de meio fio e melhoria no sistema de drenagem. Pavimentado 1100 metros de extensão por 6 metros de largura.
Pavimentação asfáltica da rua José Dada, em 6 metros de largura por 200 metros de extensão.

Santa Luzia
Alargamento, enrocamento e melhoria na drenagem no trecho final da rua Augusto Klapoth.
Melhoria da rua não pavimentada Serra do Moura, com areiamento e patrola.

Limeira
Implantação de 300 tubos de 0,60m e confecção de 14 bocas de lobo na rua João Fernando Giosele.
Na rua Luiz da Silva, troca de 160 tubos velhos de 30cm por tubos de 40cm.
Passarela ao lado da ponte que liga a rua Alberto Muller com a rua Bertha Schroeder.

Limoeiro
Confecção de calçadas da nova Beira Rio.
Implantação de nova tubulação e bocas de lobo na rua João Imianowsky.

Maluche
Revitalização dos playgrounds na praça Jardim Maluche, com instalação de novo playground, colocação de pó de brita nas áreas de lazer, além de poda e limpeza da área verde.

Rio Branco
Recapeamento asfáltico dos 7 metros de largura por 700 metros da rua João Bianchini e revisão no sistema de drenagem e confecção de novas bocas de lobo.

Guarani
Parceria para construção da ponte Prefeito Antônio Heil, na rua Ernesto Bianchini, com recuperação de mais de 700 m² da pavimentação asfáltica, confecção de calçada e passarela provisória.

Ponta Russa
Obra na Ponte do bairro, viabilizada em parceria com a Defesa Civil estadual, que forneceu o kit de transposição. A Secretaria de Obras fez a concretagem da base da cabeceira da ponte, o enrocamento e a pavimentação do local.

Santa Terezinha
Implantação de nova tubulação e bocas de lobo nas ruas João Dionísio Vechi/ Mathias Moritz e Frederico Radke.

Bateas
Confecção de calçadas da rua Edgar Von Buettner.
Conserto enrocamento da rua Pedro Fantoni.

Volta Grande
Pavimentação asfáltica da rua Domingos Altair de Melo, de 260 metros de extensão. A via também recebeu melhorias no sistema de drenagem, conserto das bocas de lobo existentes, além da construção de novas e confecção de meio-fio.

Nova Brasília
Recapeamento asfáltico dos 7 metros de largura por 1.100 metros de extensão da rua Joaquim Zucco.

São Pedro
Drenagem e confecção de boca de lobo da rua SP 011, que possui 6 metros de largura por 512 metros de extensão.
Pavimentação asfáltica da rua Gustavo Imhof. Via recebeu, drenagem com a implantação de 322 tubos de 30 centímetros, novos meios-fios e bocas de lobo.

Steffen
Confecção de meio fio das ruas Guilherme Steffen e Rodolfo Steffen.
Pavimentação em concreto das ruas SF 29 e SF 41.

Dom Joaquim
Implantação de nova tubulação na rua David Hort, próximo a MH Tinturaria. Foram colocados 81 metros de tubos de 2 metros e confecção de duas bocas de lobo para melhor vazão da água da chuva.

Melhoria no sistema de drenagem das ruas DJ 031 e DJ 032.

Azambuja
Pavimentação em lajota da rua José Rubik.
Melhoria no sistema de drenagem das ruas Miguel Rubik e José Rubik.

Inscreva-se na newsletter.