Novo Plano Diretor de Brusque tem sua primeira audiência pública

Encontro ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores de Brusque, na noite desta quarta-feira (23)

23 de fevereiro de 2022

Novo Plano Diretor de Brusque tem sua primeira audiência pública

O início das novas diretrizes que vão direcionar o planejamento para a cidade de Brusque começou a ser debatido na noite desta quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Brusque, com a audiência pública do novo Plano Diretor da cidade. Governo municipal e toda sociedade civil participaram do encontro, que contou com a presença do prefeito de Brusque, Ari Vequi.

Vequi falou sobre o crescimento da cidade e a necessidade de melhoras para acompanhar o desenvolvimento. “É um novo marco, porque quanto nós em 2008 fizemos o plano diretor, a nossa população estava próxima de 100mil habitantes, estamos indo, acredito eu, com o IBGE, até o ano que vem, nós devemos passar os 150mil habitantes em nossa cidade. Nossa cidade cresceu muito durante esses últimos anos e precisamos analisar e revisar com audiência pública, com a participação da comunidade, a sociedade como um todo, é criar esse novo plano diretor,” disse.

O engenheiro e diretor de Planejamento de Brusque, André Felipe Bozio, explicou sobre a importância da atualização do Plano Diretor. “Nossa cidade está mudando e, nosso maior desafio não é, mas está, em garantir um equilíbrio entre os edifícios, espaços livres e zonas verdes. Permeada em morros, o acesso à moradia deverá ser otimizado, de forma a fomentar o desenvolvimento, e não apenas o crescimento,” salientou.

O Arquiteto e Urbanista, que é da equipe técnica da UNIFEBE, Karol Carminatti, destacou como vai funcionar o processo. “O processo de revisão do plano diretor de Brusque vai ocorrer em 18 meses. O trabalho é dividido em quatro etapas. A primeira é o desenvolvimento da metodologia do nosso trabalho, ele finaliza hoje, quando apresentamos para a comunidade através da audiência pública. Na segunda etapa vamos fazer um diagnóstico da cidade por meio de leituras técnicas e aferições na cidade, visitas e também por meio de oficinas com a comunidade e entidades. A terceira etapa, começa em setembro e vai até março de 2023 onde serão discutidos os cenários futuros, e as possibilidades para a cidade. A última etapa é a entrega da minuta final, projeto de lei, que será entregue entre março e maio de 2023,” disse.

O Plano Diretor

O Plano Diretor é uma Lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município. Elaborado com a participação da sociedade, é um pacto social que define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.

Ao propor caminhos para atingir esses objetivos, o Plano Diretor busca compatibilizar as ações do poder público e da iniciativa privada para que o planejamento do município atenda as necessidades coletivas de toda a população.