Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Saúde, por meio da direção de Atenção Básica, esclarece que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e […]

27 de outubro de 2021

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Saúde, por meio da direção de Atenção Básica, esclarece que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), e os demais locais em que são oferecidos os serviços de saúde passam regularmente por cuidados e reparos. A dedetização é uma das ações que são feitas dentro do cronograma e são constantes. Assim que uma UBS é finalizada, na sequência, as demais recebem o serviço. Isso ocorre durante o ano todo.

Em relação ao fato citado na sessão da Câmara de Vereadores, na terça-feira (26). A diretora geral de saúde, Camila Pereira, explica que a unidade do bairro Limeira Baixa passou por dedetização e desratização neste ano. A primeira ocorreu em março, a segunda neste mês de outubro, no dia 22, e no dia 25, teve um complemento do serviço. Além do uso de produtos adequados, armadilhas também foram colocadas no local. Cabe ressaltar que a empresa responsável prevê um prazo de 10 a 15 dias para que a dedetização tenha efeito.

“São 48 serviços que oferecemos, e temos diversas estruturas para isso. O cuidado é constante. Seja através de reparos, como também de dedetizações. Quando fomos informados em relação à UBS do bairro Limeira Baixa, pedimos urgência à empresa para realizar o serviço e na última semana reforçamos as ações”, explicou Camila.

A diretora também salientou que a Vigilância em Saúde também esteve no local e apresentou um relatório das ações a serem feitas por parte dos servidores.

O secretário de saúde, Osvaldo Quirino de Souza, disse estar tranquilo em relação ao que foi trazido na sessão e que colocará toda a sua equipe a disposição para esclarecimentos . “Iremos abrir uma sindicância interna para verificar a veracidade dos fatos apresentados. É papel do vereador a fiscalização, mas estamos tranquilos, pois temos a certeza que sempre buscamos fazer pelo melhor. Vamos fazer o que é certo, recebemos a denúncia e vamos apurar”, disse ele.

Camila reafirmou o compromisso da Secretaria com os servidores e com a comunidade. “Estamos atuando na busca constante de manutenção. Temos um cronograma de ações, seja para reforma, como também para essas questões. A Administração Municipal tem priorizado a saúde, para cuidar da melhor forma da população. E estamos à disposição dos vereadores e da população para esclarecimentos”, concluiu a diretora.