Mutirão de consultas oftalmológicas atende quase três mil pacientes em uma semana

População aprovou a força tarefa para acabar com a fila de espera e, também, encaminhar os casos mais graves para as cirurgias

BRUSQUE

  5 de agosto de 2019


Ouça o texto
Mutirão de consultas oftalmológicas atende quase três mil pacientes em uma semana

O mutirão de consultas oftalmológicas, promovido pela Secretaria de Saúde de Brusque, encerrou no último sábado (3) com quase quinhentos pacientes ao dia, totalizando três mil pessoas atendidas em uma semana. A ação foi promovida em parceria com a Associação Olhar pelo Próximo e o Consórcio de Saúde da Associação dos Municípios do Vale do Itajaí (AMMVI) com o objetivo de zerar a fila de espera das consultas represadas.

Um dos pacientes foi Nilton Proença, morador do bairro Zantão, que saiu satisfeito após o atendimento médico. Segundo ele foi uma excelente iniciativa da prefeitura, pois promove a saúde e a qualidade de vida da população. “Fui muito bem tratado, o funcionalismo da prefeitura, as atendentes e os médicos. Estou satisfeito com a minha consulta e com meu encaminhamento”, comemora.

Nice Braga, da Limeira Baixa, também foi uma das pacientes do mutirão. Ela aguardava há mais de um ano por uma consulta com um especialista de olhos. “Inicialmente estive no posto de saúde, recebi o encaminhamento e agora tudo foi perfeito. Pensei que seria diferente, mas foi rápido e o atendimento excelente”.

Procedimentos

Uma das médicas oftalmologistas integrantes da equipe de atendimento, Débora Borba, explica que durante a consulta já são realizados exames de refração (para o verificar o uso de óculos), fundo do olho e pressão ocular, para a partir de então, após o diagnóstico, encaminhar o paciente para os procedimentos necessários.

“Encontramos muitos casos de catarata, glaucoma, pterígeno e crianças até sete anos com estrabismo, que é possível corrigir ainda na infância e, também, prescrevendo óculos para os casos menos graves”.

Débora Borba, médica oftalmologista

Após a finalização dos diagnósticos, a secretaria de Saúde de Brusque pretende iniciar as tratativas para o um segundo mutirão, desta vez para as cirurgias de catarata, no mesmo modelo realizado em 2018, onde mais de mil pessoas foram contempladas.

Inscreva-se na newsletter.