Mutirão de avaliação dermatológica realiza mais de 100 atendimentos

Ação ocorreu no sábado (03), pela manhã, na Policlínica

5 de dezembro de 2022

Mutirão de avaliação dermatológica realiza mais de 100 atendimentos

No sábado (03), a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Especialidades, realizou um mutirão de avaliação dermatológica. A ação é uma mobilização da campanha do Dezembro Laranja, que foi criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o objetivo de prevenir o câncer de pele, esse ano, tem como lema: “Não espere até sentir na pele”. No total, foram 117 atendimentos e 17 lesões suspeitas de câncer de pele que serão agendadas para retirada na Policlínica

A dermatologista, que atende na Rede Municipal de Saúde, Ana Kris S. Sommariva, salienta a importância dos cuidados preventivos. “Tivemos um número considerável de atendimentos, é um movimento muito positivo, é importante que as pessoas estejam atentas, e qualquer dúvida procure o atendimento de saúde. Agradecemos os parceiros e as equipes que trabalharam para a realização do mutirão”.

Confira os sintomas e o métodos de prevenção, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

Sintomas:

• Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Medidas de proteção:

• Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.
  • Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.
  • Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas (horário de verão).
  • Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
  • Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão.
  • Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.
  • Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
  • Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.
  • Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.