Mulheres Polivalentes realizam encontro no Parque Leopoldo Moritz

Uma vez por mês o grupo se reúne para realização de atividades recreativas

BRUSQUE

  20 de outubro de 2022


Ouça o texto
Mulheres Polivalentes realizam encontro no Parque Leopoldo Moritz

A terceira quinta-feira de cada mês é especial para as mulheres do grupo Polivalentes, é o dia do encontro. Nesta quinta-feira (20), a atividade ocorreu no Parque Leopoldo Moritz, localizado no conhecido “Morro da Caixa d´Água”, e foi movida a exercício físico e um café de confraternização. A servidora municipal e acadêmica de educação física, Letícia Figueredo, realizou alguns exercícios, de acordo com a condição de cada uma.

A participante, Albertina Hemes, venceu o câncer de colo de útero, e destacou o quanto a participação no grupo afeta positivamente na rotina dela. “Para mim foi fundamental as Polivalentes, a gente faz novas amigas, conversa com pessoas que passaram e estão passando pelo mesmo problema, com quem sofreu a mesma dor, e ver elas participando e vendo que estão bem é muito bom”

O Outubro Rosa, é o mês dedicado à prevenção do câncer de mama e mais recente também o do colo do útero, Albertina, salienta a importância de as mulheres procurarem os serviços de forma precoce. “Não podemos deixar para depois o que podemos resolver hoje, quanto mais cedo descobrir, mais chance será de cura. Eu fazia meus exames regularmente e quando descobri, procurei tratamento e venci”.

A coordenadora do grupo, a enfermeira, Thaisi da Cunha, ressaltou a satisfação de ver mulheres felizes durante os encontros. “A gente percebe que uma dá força para outra e aprendemos muito, elas entre si, e elas com a gente que coordena e com os profissionais que vem realizar as atividades. Buscamos diversificar os encontros, com alguma dinâmica diferente para aproveitarem ao máximo esses momentos”.

O que é, e como participar do grupo Polivalentes

O grupo Polivalentes existe desde 2018, e é desenvolvido na Secretaria de Saúde, por meio da Clínica da Mulher. O intuito é reunir pessoas diagnosticadas com câncer de mama e útero, uma vez por mês para realizar atividades de conhecimento, com a presença de profissionais de diversas áreas, além da interação e troca de experiências. Quem quiser participar pode entrar em contato pelo telefone (47) 3255 – 6840, que também funciona como WhatsApp. O próximo encontro é no dia 17 de novembro.

Inscreva-se na newsletter.