Mostra de boas práticas celebra o dia do ACS e ACE

Evento da Secretaria de saúde homenageia os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias

4 de outubro de 2022

Mostra de boas práticas celebra o dia do ACS e ACE

Hoje, 04 de outubro, é comemorado o dia dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Para marcar a data e reconhecer a importância de seu trabalho, a Secretaria de Saúde preparou uma manhã especial para os profissionais de Brusque. No auditório da Uniasselvi, das 08 às 12 horas, os agentes realizam uma mostra de boas práticas, com espaço para troca de experiência, discussões e reconhecimento de trabalhos realizados.

Rafaela Lopes Doria, que responde pela Coordenação de Atenção Básica e é Articuladora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria de Saúde, detalha a ação. “Estamos aqui para valorizar o trabalho essencial destes profissionais para a saúde de Brusque. Eles inscreveram seus trabalhos e apresentam para seus colegas e para toda a rede. São, ao todo, 13 trabalhos expostos. Debates e troca de experiência é o principal objetivo desta ação”.

Camila Granemann de Souza, Diretora de Atenção Básica, destaca o fato de Brusque contar, atualmente, com 56 Agentes de Combate a Endemias e 120 Agentes Comunitários de Saúde. “Estamos aqui para demonstrar a importância que eles têm, tanto para nossa equipe quanto para a gestão e para a comunidade. Hoje os agentes estão apresentando os trabalhos que eles realizam na comunidade”, pondera.

Para a diretora, “muitas pessoas pensam que os ACS apenas visitam moradias. Mas não, o agente já conquistou um espaço maior. Visitas, acolhimento nas unidades básicas, orientações, promoção e prevenção, atividades de grupos, eles estão em diversas áreas e hoje estamos aqui para valorizar isso”.

Ariane Fischer, Diretora de Vigilância em Saúde, também enaltece o valor dos ACE no município. “Os nossos agentes de endemias trabalham nas ruas, levam informação para a população. Eles fazem cerca de 30 visitas por dia nas residências. Precisamos visitar todas as 57 mil moradias que temos em Brusque, para ver questões de água parada, encontrar criadouros de mosquitos, ou seja prevenção”, argumenta.

Já o secretário de saúde, Osvaldo Quirino, comemora a data. “Quero agradecer a todos esses profissionais que atuam diretamente com a comunidade, com zelo à saúde. Eles mostram o que é o SUS para uma cidade, são o elo entre o poder público e a população, pois eles são agentes que servem aos moradores. Estamos aqui para externar os agradecimentos para esses servidores que são tão importantes”.

Ao todo, 13 diferentes trabalhos que exibem boas práticas desenvolvidas na rede estão sendo apresentados na mostra, como forma de inspirar a toda a equipe e assim, alcançar cada vez mais, resultados positivos e contribuir com a melhora nas condições de saúde dos brusquenses atendidos pelo Sistema Único de Saúde. São eles:

Título da Experiência: Ações nas Escolas
Apresentador: Marilene Ventura

Título da Experiência: Acuidade
Apresentador: Marco Aurelio Lang

Título da Experiência: Arte e Saúde
Apresentador: Roseléia Schorr Sturmer Kunz

Título da Experiência: Conhecer para melhor viver
Apresentador: Silvania Piedade de Faria Xavier

Título da Experiência: Doe se puder, leve se precisar.
Apresentador: Suely Terezinha Goedert Kuhnen

Título da Experiência: Grupo de Futebol Limeira
Apresentador: Maison Alan Zunino

Título da Experiência: Grupo Hiperdia – É possível ser saudável com alegria
Apresentador: Minelli Silva Carvalho

Título da Experiência: Grupos atividade física
Apresentador: Neusa Molinari Graf

Título da Experiência: Início de trabalho como ACS
Apresentador: Francisco José Dietrich

Título da Experiência: Mutirão de Limpeza
Apresentador: Jordy

Título da Experiência: Renovo pé na estrada
Apresentador: Bianca C. Machado

Título da Experiência: Ultrassom Natural
Apresentador: Cátia Regina dos Santos Elias

Título da Experiência: Vida de ACS
Apresentador: Patrícia Regina Machado.