Morre Katuly, mandril que viveu mais de 20 anos no Zoológico de Brusque

Falecimento do primata ocorreu na manhã deste domingo (23)

BRUSQUE

  24 de janeiro de 2022


Ouça o texto
Morre Katuly, mandril que viveu mais de 20 anos no Zoológico de Brusque

O Zoobotânico de Brusque, acordou de luto neste último domingo, com o falecimento do mandril Katuly, que morreu de causas naturais no parque. O primata, que chegou no Zoo com quatro anos de idade, junto com sua parceira Karmina, completaria 25 anos no mês de março. Sua parceira morreu há cerca de cinco anos, e Katuly dividia o recinto com a filha, Katarina.

“Era um animal adorado por todos, mas com o passar dos anos, sentindo a idade chegar, ficava cada vez mais fraco. É com pesar que a equipe do Zoobotânico de Brusque, informa o falecimento do nosso companheiro Katuly”, comenta Carlos Alexandre Reis, diretor do Zoo de Brusque.

O animal estava se alimentando normalmente até o fim da última quinta-feira (20), e começou a passar mal na sexta-feira (21). No final de semana, a equipe técnica e o tratador responsável permaneceram em cuidados, colocando-o no soro e ministrando medicações.

“Com certeza foi dado o nosso melhor para dar qualidade e um bem-estar até os seus últimos momentos e infelizmente, na manhã de domingo nosso Katuly veio a óbito”, finaliza Carlos Alexandre.

A espécie Mandrillus Spihx, o mandril, é um animal que possui expectativa de vida de 20 anos. Esta espécie faz parte da infância de muitas pessoas. No filme Rei Leão, o personagem Rafiki é um mandril.

Agora, no Zoobotânico, os visitantes podem observar Katarina, a última mandril do parque, ela que é fruto de Katuly e Karmina.

Inscreva-se na newsletter.