Moradores podem denunciar terrenos baldios sem cuidados

Por lei, proprietários são obrigados a fazer a manutenção

BRUSQUE

  10 de março de 2022


Ouça o texto
Moradores podem denunciar terrenos baldios sem cuidados

É comum que proprietários de terrenos baldios acabam por deixar a manutenção de lado, o que muitos desses ignoram é que por força legal a limpeza desses locais é obrigatória, tendo em vista que a manutenção colabora com a saúde pública da população. Por isso, os moradores que saibam de locais que precisam de limpeza podem fazer denúncias.

O diretor-presidente do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Leonardo Schmitz, explicou como o que ocorre a partida da denúncia. “A equipe de fiscalização entrará em contato com o dono do imóvel, caso o imóvel seja particular. Se ele não for particular, a gente entra em contato com a secretaria de Obras, para que a limpeza seja realizada. Caso não haja manifestações nos terrenos particulares, será feita uma notificação que posteriormente poderá a se tornar uma multa,” disse.

Como denunciar

As denúncias referente a necessidade de limpeza dos terrenos baldios ou residências abandonadas podem ser realizadas via Ouvidoria, pelo número 156 ou diretamente com o IBPLAN, pelo telefone 47-3251-1830.

Na lei

As leis complementares 139/2008 e 287/2019 diz que “para preservar a estética e a higiene dos logradouros públicos é proibido: manter terrenos, passeios e sarjetas sem adequada limpeza, com águas estagnadas, mato, lixo ou materiais nocivos à saúde pública (…).”

Inscreva-se na newsletter.