Monitoramento da frota de veículos da Prefeitura é disponibilizado no Portal da Transparência

Medida é mais uma ação do Governo Municipal em prol de uma comunicação efetiva e transparente com o cidadão

20 de agosto de 2019

A partir de agora quem acessar o Portal da Transparência de Brusque tem à disposição informações em tempo real sobre a frota de veículos da Prefeitura. Os dados são disponibilizados por meio de um mapa.

Para conferir as informações, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura de Brusque (portal.brusque.sc.gov.br) e clicar no botão “Transparência” localizado na parte superior do site. Logo após, basta clicar em “Controle de Frota” e acessar o mapa, onde cada marcador em vermelho indica um veículo. Ao clicar sobre o marcador, é possível saber qual o automóvel está naquela localização.

Logo abaixo do mapa estão indicados os contatos da Ouvidoria, caso o cidadão queira reportar uma informação ou denúncia à Administração Municipal.

“A frota do município é composta por 271 veículos. Destes, inicialmente 200 são monitorados e podem ser acompanhados pelo mapa interativo com a geolocalização”, explica o diretor geral da Controladoria, Daniel Felício.

De acordo com ele, esta é mais uma forma da administração pública primar pela transparência. “Precisamos da participação da sociedade organizada para somar com a Administração Pública e buscar resultados práticos em favor da população”, destaca.

Frota própria e locada

Adotar boas práticas voltadas ao controle e diminuir os custos com a frota de veículos são ações contínuas da Prefeitura de Brusque, que por meio da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica implantou o Programa de Modernização da Política de Frota.

Faz parte desta política a locação de veículos, sendo atualmente 36 automóveis nesta condição. Com a locação, a manutenção preventiva e corretiva dos veículos é de responsabilidade da empresa contratada, incluindo as trocas de óleo, pneus, pastilhas e outros itens de segurança básica.

O Poder Público também não arca com os custos de documentação, como: IPVA, seguro obrigatório, entre outras taxas. A cada ano, ou sempre que os veículos ultrapassam 80 mil quilômetros, a frota locada é substituída.

Outra frente do Programa foi a instalação de equipamento GPS em todos os automóveis e utilitários. Deste modo, cada servidor habilitado a dirigir é previamente cadastrado e recebe um cartão magnético para “liberar” o carro para uso.

Com base nas informações é possível identificar o condutor do automóvel, caso ocorra algum sinistro ou má conduta de direção.