Modernização dos processos é a marca de 2022 no Samae

Ao completar 57 anos de fundação, autarquia se renova

2 de janeiro de 2023

Modernização dos processos é a marca de 2022 no Samae

Com mudança interna e na gestão, o ano de 2022 para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque foi marcado por diversas obras, modernizações, e principalmente, a continuidade na execução da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) Cristalina, obra que vai mudar a forma da cidade distribuir água, trazendo benefício para toda a comunidade.

Para que tudo pudesse correr bem, o diretor-presidente do Samae, William Molina, comenta que a sua primeira missão foi verificar como se encontrava a autarquia. “Fizemos um levantamento, adequamos várias situações, corrigimos vários problemas em relação à estrutura de funcionamento da autarquia, e tivemos já no primeiro mês de gestão uma situação de melhora contínua do trabalho interno”, recorda.

Além disso, o presidente destaca a importância do equilíbrio fiscal da autarquia. “Para que todo o processo de melhora pudesse acontecer, inicialmente, precisamos ter uma autarquia com equilíbrio financeiro. Por isso, é preciso que nossa arrecadação tenha capacidade para investimento, e toda a preocupação com os custos que temos, é para que tenhamos nossa receita maior do que o custo para crescermos”, avalia.

Dentre as ações de modernização vivenciadas pelo Samae no ano recém-encerrado, destaque para o lançamento do portal eletrônico, nova identidade visual e maior transparência nas informações do órgão público para a população. “Fizemos também um planejamento estratégico dos anos de 2023 e 2024, onde a partir de janeiro vamos construir um plano de ação com metas e objetivos. Esse planejamento foi feito junto com os colaboradores do Samae e Sebrae”, segue o presidente, além de mencionar o concurso público para ampliação do quadro funcional da autarquia a fim de melhor atender a comunidade.

Uma das principais obras do Samae é a ETA Cristalina. No início de 2022, a obra estava com quase 73% da terraplanagem concluída. E agora, ao fim do ano, temos a terraplanagem concluída. Orçado em aproximadamente R$ 72 milhões, onde R$ 5,5 milhões foram para o terreno, o projeto executivo da ETA Cristalina foi construído inteiramente em tecnologia BIM, que em inglês significa Building Information Modeling – em português: Modelagem de Informação da Construção.

Após pronta, esta será uma das mais modernas e automatizadas estações de tratamento de água do país. “A ETA Cristalina é fundamental para os próximos anos, já que a ETA central produz 70% da água da cidade, e está com sua capacidade máxima. Precisamos avançar rapidamente na distribuição de água para que todos do município tenham acesso à água normalmente”, acrescenta William Molina.

Para ele, o ano foi de modernização de processos, ajustes e melhoramentos, com planejamento estratégico, sempre com o intuito de oferecer o serviço público com a melhor qualidade possível. “Temos ainda muito trabalho pela frente, mas agradeço imensamente a confiança do Prefeito Ari Vequi em permitir que eu possa contribuir com a melhora dos serviços oferecidos pelo Samae. E também, minha gratidão aos servidores da autarquia, valorosos profissionais que têm se dedicado muito dia após dia para que possamos bem atender a população”.

Obras

Ao longo de todo o ano, foram diversas ações promovidas pelo Samae em todas as áreas do município. Em fevereiro, foi efetuada a troca de rede de amianto por PVC na rua Azambuja. Na rua AC-020, no bairro Águas Claras, a autarquia solucionou um problema histórico de água tratada. Em março, o Samae iniciou as obras de substituição de rede na rua Joaquim Zucco. Obras de reparo no acostamento no bairro Dom Joaquim.

No mês de maio, o conserto de adutora no Guarani, que havia se rompido. Também foi iniciada a obra que resolverá um problema histórico no bairro Volta Grande. A tubulação de 250 milímetros e com aproximadamente cinco quilômetros de extensão, tem como objetivo levar a água tratada da região central da cidade para o bairro Volta Grande. Execução de uma nova rede de água tratada no bairro Bateas.

Já na metade do ano, em julho, a equipe do Samae realizou a ampliação de rede em ruas no bairro Águas Claras. Fez também a substituição de rede na rua Antônio Heil. Em agosto, foi a vez do Parque Caixa d’Água passar por uma revitalização. Em outubro, a equipe do Samae iniciou duas obras, a nova rede no bairro Ponta Russa e a instalação de nova rede na região do bairro Volta Grande.

Samae no Parque

Também em 2022, o Samae realizou três edições do Samae no Parque, evento organizado pela autarquia no Parque Caixa d’Água. Desta forma, os meses de abril, agosto e outubro tiveram um dia em que a equipe da autarquia se mobilizou para receber o público. A ação, de caráter recreativo e de lazer, contempla sempre uma série de atividades, pintura fácil, souvenirs, comida e bebida.