Ministério da Saúde informa que duas vacinas estão em falta no país

Previsão é que até outubro abastecimento esteja normalizado

BRUSQUE

  2 de setembro de 2019


Ouça o texto
Ministério da Saúde informa que duas vacinas estão em falta no país

A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, informa que recebeu nota informativa do Ministério da Saúde alertando que a vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B, está em falta na rede pública de todo o país.

A distribuição do imunobiológico foi prejudicada após o produto não passar no teste de qualidade, quando da chegada ao Brasil, uma vez que a vacina é importada. Ela é ministrada em três doses, aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade.

A vacina DTP, também conhecida como tríplice bactariana, que previne Difteria, tétano e coqueluche, também está em falta. Ela é feita com 15 meses e aos quatro anos. Em ambos os casos, os pais que estão procurando pelas doses nas salas da vacinação estão sendo cadastros e serão contatados quando da chegada, previstas para o mês de outubro.

Vale salientar que todas as vacinas da rede pública são distribuídas aos municípios pelo Ministério da Saúde, através de solicitação do Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, sendo que cabe as prefeituras, a aplicação e conservação das mesmas.

Inscreva-se na newsletter.