Março Azul Marinho: Secretária de Saúde adere a campanha de prevenção ao câncer de intestino

A ponte estaiada, um dos cartões postais da cidade, localizada no Centro, está iluminada com a cor azul

8 de março de 2022

Com o intuito de chamar atenção para a prevenção do câncer colorretal, ou de intestino, o terceiro mês do ano é denominado, Março Azul Marinho. Além de ações para os cuidados preventivos da doença, os espaços públicos recebem a cor da campanha. Em Brusque, a ponte estaiada, um dos cartões postais da cidade, localizada no Centro, está iluminada com a cor azul.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, afirma que essa ação é em apoio a campanha da Sociedade Brasileira e Catarinense de Gastroenterologista. “Lembramos que as pessoas acima de 50 anos, façam seus exames. Procurem um médico, tirem suas dúvidas, e façam a prevenção. A Secretaria está junto nessa campanha”.

Osvaldo reforça que em caso de qualquer sintoma a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da sua região e realizar a consulta. “A porta de entrada para atendimento, via SUS, são Unidades Básicas. Nossas equipes estão preparadas para acolher e fazer o encaminhamento necessário. O importante é se prevenir”.

Sintomas

• Presença de sangue nas fezes;
  • Dor e cólica abdominal frequente com mais de 30 dias de duração;
  • Alteração no ritmo intestinal de início recente (quando um indivíduo, que tinha o funcionamento intestinal normal, passa a ter diarreia ou constipação);
  • Emagrecimento rápido e não intencional;
  • Anemia, cansaço e fraqueza.

Os comportamentos/fatores de risco para o câncer colorretal são:

• Fumar;
  • Consumir bebidas alcoólicas;
  • Ter sobrepeso ou obesidade;
  • Consumir alimentos com alta densidade energética (são aqueles
    que a cada 100g fornecem 225-275Kcal) e carnes vermelhas;
  • Consumir carnes (quaisquer tipos, inclusive aves e peixes) preparadas na chapa ou na forma de fritura, grelhado ou churrasco;
  • Consumir pouca quantidade de frutas, legumes, verduras, cereais integrais e ser sedentário.