Mais de duas mil pessoas já receberam medicação profilática em Brusque

Ao todo 92 pessoas assintomáticas testaram positivo para Covid-19

BRUSQUE

  16 de março de 2021


Ouça o texto
Mais de duas mil pessoas já receberam medicação profilática em Brusque

Em funcionamento desde o dia 23 de fevereiro, o Centro de Testagem para Assintomáticos, montado na Unidade Básica de Saúde do Centro, já atendeu mais duas mil pessoas. O local é exclusivo para testagem de pessoas que não possuam sintomas de Covid-19 e distribuição de medicação profilática (ivermectina, vitamina D e zinco).

Neste período 1356 pessoas realizaram o teste rápido para Covid-19, sendo que 92 testaram positivo para a doença. “Este número está dentro do esperado pela Secretaria de Saúde”, pontua a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Patrícia Bernardi Sassi.

Atualmente os testes estão limitados em 80 por dia, sendo 40 de manhã e 40 à tarde. Já a medicação profilática é distribuída para todos que vão ao local. A vitamina D + Zinco já foi distribuída para 2.192 pessoas, totalizando 65.760 comprimidos entregues. Já a ivermectina foi distribuída para 1.393 pessoas, um total de 16.896 comprimidos.

Tanto os testes quanto a medicação são destinados a pessoas com mais de 18 anos, que não tiveram Covid-19, não tomaram vacina e não possuem sintomas respiratórios. “É muito importante que as pessoas que se encaixem no perfil busquem a medicação profilática. A atual situação nos deixa em estado de alerta e estamos realizando todas as medidas possíveis para evitar a disseminação dos vírus. Vale lembrar também que todos devem manter os cuidados com o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, ressalta Patrícia.

O Centro de Testagem para Assintomáticos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para o atendimento é necessário ter em mãos um documento com foto e o Cartão Nacional do SUS.

Inscreva-se na newsletter.