Maio laranja: Secretaria de Saúde está engajada na campanha prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs), no momento, está com 62 pessoas em atendimento

BRUSQUE

  13 de maio de 2022


Ouça o texto
Maio laranja: Secretaria de Saúde está engajada na campanha prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O quinto mês do ano é nacionalmente conhecido como maio laranja, ou seja, período dedicado à prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 é considerado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual. A Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) está engajada na campanha.

Durante este mês, foram produzidos cartazes, folders, laços laranjas para serem usados e um arco com balões laranjas foi colocado na entrada da Policlínica para chamar a atenção dos usuários. Além da realização de um evento no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no bairro Azambuja, no dia 18.

Números de atendimentos do Savs

Em Brusque, a busca pelo serviço é considerável. O Savs, teve início em 2019 e desde lá foram 315 atendimentos. No momento, o serviço está com 78 pessoas em atendimentos, destes 62 são crianças e adolescentes.

  • 30 crianças: de 02 a 11 anos, são 25 meninas e 05 meninos;
  • 32 adolescentes: de 13 a 17 anos, são 31 meninas e 01 menino;
  • 16 adultos: de 19 a 39 anos, 15 são mulheres e 01 é homem;

De acordo com a enfermeira responsável, Elaine Weirich, o Savs atende tanto demanda espontânea quanto encaminhamentos vindos de serviços de saúde, educação, Conselho Tutelar, Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami), entre outros. “É um trabalho delicado, nossa equipe atende com muito carinho essas situações. E neste mês e nos demais pedimos o apoio de todos na divulgação e na conscientização e mobilização para esta temática que é tão importante. Os casos ocorrem na sua maioria em âmbito familiar, por isso é bom os familiares estarem atentos”.

Localização

O Savs fica localizado no Centro de Serviços em Saúde, no Centro, no segundo andar, anexo à Clínica da Mulher, o funcionamento é das 8h às 17h horas sem fechar ao meio-dia. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo telefone (47) 3255-6896 ou no e-mail: savs@smsbrusque.sc.gov.br.

Saiba o que também é abuso sexual

  • Fazer com que uma criança ou adolescente assista filmes pornográficos ou presenciar relações sexuais
  • Fazer com que uma criança ou adolescente vejam adultos nus, adultos, se masturbando;
  • Fotografar ou filmar crianças e adolescentes nus, em posturas eróticas;
  • Ficar observando os genitais de uma criança ou adolescente para conseguir se excitar
  • Falar sobre relações sexuais com crianças e adolescentes com finalidade de se excitar ou excitá-los
  • Tocar ou acariciar os órgãos genitais de uma criança ou de um adolescente;
  • Ter relação sexual oral, anal, ou genital com uma criança e adolescente;

Inscreva-se na newsletter.