Limpeza de bocas de lobo contribuem para mitigação de alagamentos

Equipes da Secretaria de Obras trabalham diariamente na limpeza e manutenção das caixas coletoras

BRUSQUE

  8 de dezembro de 2022


Ouça o texto
Limpeza de bocas de lobo contribuem para mitigação de alagamentos

A Secretaria de Obras realiza diariamente o serviço de limpeza do interior das caixas coletoras, conhecidas popularmente como bocas de lobo. Como parte do trabalho, uma equipe composta por pedreiro e servente realiza a manutenção das peças danificadas.

A limpeza das bocas de lobo é feita manualmente com uso de pá, enxada e picareta. Mas, como há muitas ruas com material de macadame ou mesmo estradas de chão, esse material das ruas acaba caindo na boca de lobo e descendo ao longo da tubulação. Então, junto à equipe, e dependendo da necessidade, atua um caminhão hidrojato, que utiliza jato sob pressão de água, para agilizar os serviços de limpeza das caixas coletoras. O veículo é também utilizado para desentupir a tubulação e para limpeza das calçadas nos casos em que há lama.

Atualmente, a equipe de limpeza de bocas de lobo da Secretaria de Obras conta com cerca de 12 colaboradores, que realizam serviços programados e emergenciais, limpando cerca de 70 bocas de lobo por dia.

Os alagamentos que ocorrem em Brusque, já conhecidos da população, têm ligação direta com as características do relevo da cidade, o que torna imprescindível que as tubulações estejam desobstruídas para minimizar os impactos.

“Muito mais do que areia levada pela chuva para as caixas, frequentemente as equipes que fazem as limpezas encontram lixo comum, (plástico, garrafas pet, latas, embalagens das mais variadas) e até ligações de fossas dentro da boca de lobo. Os dejetos sedimentam e impedem o escoamento da água”, detalha o secretário de Obras, Ricardo José de Souza.

Para que a rede de drenagem funcione de forma correta, o sistema de ligação deve trabalhar de forma conjunta. As bocas de lobo espalhadas pela cidade são os responsáveis pela captura da água da chuva e segue pela tubulação até chegar nos rios. Assim, tanto para facilitar a passagem da água como também para não poluir os rios com lixo, a manutenção precisa ser feita constantemente, até mesmo para evitar os alagamentos.

Para tanto, é necessário uma contrapartida da população. Frequentemente são encontrados restos de cimento de construção, mato retirado do meio-fio, garrafas, entre outros, que são frequentemente jogados nas ruas e arrastados pelas chuvas para a boca de lobo. “No instante, nós estamos com um serviço de limpeza das caixas coletoras de água pluviais, conhecidas como bocas de lobo, a todo o vapor. Gostaríamos de agradecer a toda população, porque muitos cidadãos estão colaborando com a limpeza e precisamos da conscientização dos demais”.

Para solicitar a limpeza ou reparos em bocas de lobo deve-se entrar em contato com a Secretaria de Obras pelo telefone 3351-1472. Os pedidos são encaminhados ao encarregado da equipe e agendados ao cronograma de trabalho.

Inscreva-se na newsletter.