Lei Aldir Blanc: Projeto Narrativas Negras traz mulheres como protagonistas

O projeto Narrativas Negras, viabilizado através do edital da Lei Aldir Blanc, traz para o protagonismo a realidade de mulheres […]

BRUSQUE

  16 de março de 2021


Ouça o texto
Lei Aldir Blanc: Projeto Narrativas Negras traz mulheres como protagonistas

O projeto Narrativas Negras, viabilizado através do edital da Lei Aldir Blanc, traz para o protagonismo a realidade de mulheres negras que vivem no município de Brusque. A proponente, Nubia Abe, buscou relatos verdadeiros para dar vida ao projeto.

A partir do questionamento do que é ser uma mulher negra em Brusque, nasce o Narrativas Negras. O intuito do projeto artístico é mostrar a realidade das personagens e fazer com que se possa refletir sobre os lugares que pessoas negras, principalmente mulheres, ocupam e assim, segundo a autora, possa-se ressignificar esses lugares ocupados.

Para acompanhar e saber mais sobre o projeto foi criado um perfil no instagram (https://instagram.com/narrativasnegras.bq?igshid=65qe11helk0q) e um podcast no SoundClound (https://soundcloud.com/user-121425140) , onde são debatidas questões como gênero e raça.

Além disso, “as imagens desse projeto foram representadas em tecidos, assim como na cultura Adinca, onde as histórias têm seus significados em tecidos, linhas e simbologias, a narrativa negra é um projeto artístico e cultural um convite para conhecer as vivências cotidianas das mulheres negras buscando a representatividade”, finaliza a diretora da Fundação Cultural, Zane Marcos.

Inscreva-se na newsletter.