Lei Aldir Blanc: projeto conta história de Brusque a partir de ruas

Caminhos da História é uma série de vídeos que tem como enredo às relações entre passado e presente

BRUSQUE

  26 de abril de 2021


Ouça o texto
Lei Aldir Blanc: projeto conta história de Brusque a partir de ruas

O projeto Caminhos da História já está disponível no Youtube. Viabilizado através da lei Aldir Blanc, a série de vídeos tem como enredo as relações entre passado e presente e conta a história do município partindo de ruas, praças, construções e monumentos.

Com quatro vídeos de 20 minutos, são exploradas a rua Hercílio Luz e a colonização de Brusque, a avenida Cônsul Carlos Renaux e a importância do Cônsul para a cidade, as avenidas Beira-Rio e a relação de Brusque com o Rio Itajaí-Mirim, e por fim a rua do Cedro que faz a ligação entre a região central e o bairro Dom Joaquim. Todos abordam temáticas variadas como a história de algumas empresas, clubes e escolas da região e também da colonização inglesa, polonesa e italiana em Brusque.

O professor de história e idealizador do projeto, Carlos Eduardo Michael, conta que o objetivo é dar sentido para os espaços do dia-a-dia dos brusquenses e revelar camadas do que já aconteceu, mas que ainda faz parte do cotidiano.

“A ideia foi dar esse olhar cuidadoso e belo para as ruas, paisagens e pra história da cidade. E conhecer e valorizar o passado é condição fundamental para a construção da cidadania e da valorização de nosso presente”, explica.

Todos os quatro vídeos já estão disponíveis no canal do Youtube de Carlos, intitulado Feito de História (https://bit.ly/3dV972l).

Inscreva-se na newsletter.