Lavação no Steffen funciona exclusivamente com água da chuva

Pequeno empresário brusquense instalou duas cisternas e hoje não utiliza mais água tratada pelo Samae para lavar automóveis

BRUSQUE

  11 de março de 2021


Ouça o texto
Lavação no Steffen funciona exclusivamente com água da chuva

É possível ser dono de uma lavação automotiva e, ainda assim, ter uma atenção especial com o meio ambiente? Jacson Aurélio Steffen, proprietário da Lavação JR, em Brusque, mostra que sim.

O empreendimento, localizado na rua Rodolfo Steffen, no bairro Steffen, utiliza água da chuva para atender diariamente a sua clientela. Além de ser ecologicamente correto, no final do mês o alívio também é financeiro, já que cerca de 95% de toda a água utilizada no local também vem de fontes pluviométricas.

“Já tenho essa lavação há cinco anos na minha casa, bem pertinho do campo do América. Há três anos e ‘pouquinho’ eu resolvi economizar água, justamente por conta da escassez e porque eu não queria usar água do Samae para lavar carro. Eu então resolvi botar um reservatório de água. Aí eu vi que o resultado foi bom e comprei mais um reservatório. Hoje são três mil litros de água da chuva armazenados”, explica, orgulhoso, o empreendedor.

Com os dois tanques, Jacson explica que consegue lavar praticamente o mês inteiro os carros de seus clientes, somente com a água captada em dias de precipitação. A ideia, segundo ele, surgiu após uma reportagem televisiva postada nas redes sociais, que mostrava sistemas de cisternas subterrâneas existentes em edifícios.

“Eu pensei comigo: se eles conseguem eu também vou conseguir montar uma caixa de água (…) valeu o investimento. Aqui não podemos colocar poço artesiano, então acabou sendo uma solução bem boa para mim que tenho uma lavação. Eu recomendo. Não é difícil. É um investimento no começo, mas pode começar pequeno e depois vai aumentando a capacidade”, finaliza.

Inscreva-se na newsletter.