Johana Ensfeld Lueders é a vencedora do concurso da Cuca Nota 10 do Brasil

Encerrou no sábado, 8 de agosto, a 7º edição do Festival Nacional da Cuca. Promovido pela Prefeitura de Brusque em […]

10 de agosto de 2020

Johana Ensfeld Lueders é a vencedora do concurso da Cuca Nota 10 do Brasil

Encerrou no sábado, 8 de agosto, a 7º edição do Festival Nacional da Cuca. Promovido pela Prefeitura de Brusque em parceria com o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), o evento que começou no dia 30 de julho, teve um formato diferenciado devido à pandemia de Covid-19.

O Concurso A Cuca Nota 10 do Brasil também foi realizada de forma diferente. Os participantes levaram suas cucas atá a sede da Acibr onde foram avaliadas pelos jurados. O anúncio dos vencedores foi transmitido ao vivo pelas redes sociais. A grande vencedora foi Johana Ensfeld Lueders, de Florianópolis, com a cuca rápida Romeu e Julieta. Em segundo lugar ficou Maria Aparecida Belli Morelli, de Brusque, com a cuca da saudade. O terceiro lugar ficou com Sandra Terezinha Bernardi Ribeiro, também de Brusque, com a cuca de brigadeiro trufado com damasco.

“Foi uma edição bem diferente e inovadora do Festival, desde a inscrição até a premiação. É a primeira vez que a população pode experimentar as cucas do concurso e isso foi uma experiência muito bacana. Só de ter participado já foi muito bom, pois vimos muitas cucas diferenciadas, com sabores diversos. Estou muito feliz, pois tive a felicidade de ter esse resultado e volto para casa ainda mais motivada”, comentou a vencedora Johana, que têm família de descendência alemã. Ela havia participado em 2019 do concurso e pretende marcar presença nas próximas edições, com novas receitas.

A primeira colocada ganhou uma batedeira planetária da empresa SC Equipamentos. Já o segundo colocado foi contemplado com um forno elétrico, da empresa Irmãos Fischer. O terceiro lugar ganhou uma cafeteira, também da empresa Irmãos Fischer. Todos os três finalistas ganharam uma cesta de Werner Alimentos e um troféu de colocação.

Devido à pandemia o Festival Nacional da Cuca foi realizado nas panificadoras participantes (Limoeiro, Zen, Moriá, Sodepan, Sassipan, Sol e Panissa). Durante todos os dias do evento o público pode degustar o tradicional doce alemão, além de outras delícias produzidas na região ou comprar as cucas para levar para casa como no Mercado da Cuca nos outros anos.

“Vimos o engajamento de todos, o esforço do Núcleo e hoje encerramos este Festival de grande sucesso e com grande satisfação. Todas as medidas de prevenção foram seguidas e adotadas corretamente pelas panificadoras e durante as transmissões, e parabenizamos a todos os envolvidos. Que esse formato sirva de inspiração para outras ações”, destacou o diretor-geral de Turismo de Brusque, Sérgio Kunitz.

A coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr, Patrícia Panissa também afirma que a edição do Festival ficou marcada para todos que auxiliaram na realização do mesmo. “Fomos otimistas e criativos, e em meio a essa pandemia, com tantas notícias ruins, conseguimos nos reinventar e fazer o Festival acontecer de um jeito diferente. Celebramos os 160 anos de Brusque, vendemos cucas para o Dia dos Pais estamos muito felizes com os resultados. Sem contar que vimos o carinho do público de várias formas, nos prestigiando, elogiando, compartilhando nas redes sociais sobre o Festival, enfim, foi muito satisfatório e agradecemos a todos que se dedicaram para essa conquista”. O 8º Festival Nacional da Cuca, em 2021, já tem data marcada e será realizado nos dias 9, 10 e 11 de julho.

*Com informações e imagens da Acibr