Janeiro Branco: Centros de Atenção Psicossociais desenvolvem atividades preventivas

O mês chama a atenção para os cuidados com a saúde mental da população

BRUSQUE

  25 de janeiro de 2023


Ouça o texto
Janeiro Branco: Centros de Atenção Psicossociais desenvolvem atividades preventivas

O janeiro foi de diversas atividades internas nos Centros de Atenção Psicossociais de Brusque, isso porque, o primeiro mês do ano, denominado Janeiro Branco, chama a atenção para os cuidados com a saúde mental da população, com foco na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico.

Ao longo do mês, os usuários participaram de oficinas, com foco na temática. O Caps II realizou uma atividade com a farmacêutica, Ana Paula, sobre a importância do cuidado com o cérebro. Já o Caps Infantil produziu painéis informativos que foram colocados na entrada do prédio. O Caps AD confeccionou os Tsurus, ou seja, uma ave que na cultura japonesa é o símbolo da saúde. E nesta quarta-feira (25), a equipe AMENT, esteve com os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro São João, para trabalhar sobre a saúde mental.

A coordenadora de Saúde Mental, Inajá Gonçalves de Araújo, destacou a importância dessas ações. “Tivemos atividades voltadas para o nosso público interno, buscando chamar a atenção dos cuidados preventivos, abordando de diversas formas, e claro incluindo o usuário nas ações. Mas ressalto que toda a população precisa estar atenta para os cuidados preventivos, para a identificação do problema, antes dele se agravar”.

Inscreva-se na newsletter.