IPTU 2023: Carnês vão ser disponibilizados no site do município em fevereiro

Com 74 mil imóveis cadastrados, cidade deve arrecadar aproximadamente R$ 38 milhões

25 de janeiro de 2023

IPTU 2023: Carnês vão ser disponibilizados no site do município em fevereiro

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica, informa à comunidade que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 vão estar disponíveis no site do município a partir do início do mês de fevereiro. O vencimento da primeira parcela ou da cota única, conforme opção do contribuinte, é 10 de março.

Quem optar pelo pagamento em parcela única tem desconto de 15%. Já em três parcelas, o desconto é de 10%. O contribuinte que estiver com o IPTU em dia também recebe um abatimento de 5% no valor do imposto.

Para 2023, o reajuste aplicado sobre o IPTU foi de 7,19%, de acordo com a inflação acumulada do ano anterior, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apurado de outubro de 2021 a setembro de 2022.

Neste ano, estão programados lançamentos para 74 mil cadastros totalizando aproximadamente R$ 53 milhões em valores de IPTU. A Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica estima uma arrecadação de R$ 38.866.124,38. Deste total, segundo o Diretor-Geral de Fazenda, Guilherme Boeing Ouriques, a expectativa é de que R$ 30.429.208,14 entrem para o caixa municipal em março, com o pagamento da Cota Única.

Como acessar

Desde 2018, o acesso ao IPTU de Brusque é feito totalmente na modalidade on-line. Para emitir a guia, basta acessar o site www.brusque.sc.gov.br, clicar no banner “IPTU 2023” e seguir as orientações apresentadas. É necessário ter em mãos o número do CPF do proprietário ou do Cadastro Imobiliário do Imóvel.

Em caso de dúvida sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano, o cidadão pode procurar atendimento por meio do WhatsApp (47) 3251-1813.