IPTU 2023: Carnês já estão disponíveis no site do município

Cidade tem 74 mil imóveis cadastrados e espera arrecadar cerca de R$ 38 milhões

1 de fevereiro de 2023

IPTU 2023: Carnês já estão disponíveis no site do município

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica, informa à comunidade que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano de 2023 já estão disponíveis no site do município. Basta acessar www.brusque.sc.gov.br e clicar no banner do IPTU.

Ao clicar no banner, o cidadão vai ser direcionado à página de serviços on-line da prefeitura, onde há orientações para a impressão da guia de pagamento. Para isso, vai ser preciso preencher informações de acesso: o CPF do proprietário ou o número do cadastro imobiliário. “E, se o contribuinte já tiver cadastro, vai ser direcionado diretamente aos serviços registrados em seu nome”, explica o Diretor-Geral de Fazenda, Guilherme Boeing Ouriques.

Consultado e acessado o cadastro vai estar disponível a relação de guias para emissão. “Os pagamentos podem ser feitos à vista, com desconto de até 15%. Em três vezes, com desconto de 10%. Ou, em parcelas de até R$ 50,00, no máximo, em até 10 vezes”, ressalta Guilherme Ouriques. O vencimento da primeira parcela ou da cota única, conforme opção do contribuinte, é 10 de março.

Para 2023, o reajuste aplicado sobre o IPTU foi de 7,19%, de acordo com a inflação acumulada do ano anterior, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apurado de outubro de 2021 a setembro de 2022.

Neste ano, estão programados lançamentos para 74 mil cadastros totalizando aproximadamente R$ 53 milhões em valores de IPTU. A Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica estima uma arrecadação de R$ 38.866.124,38. Deste total, segundo o Diretor-Geral de Fazenda, a expectativa é de que R$ 30.429.208,14 entrem para o caixa municipal em março, com o pagamento da Cota Única.

Estabelecido pela Constituição Federal com aplicação em todo o país, o Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo cobrado pela prefeitura em razão da propriedade de imóveis no meio urbano, sejam eles casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais ou outros tipos de propriedade. Todo o dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município. E, com isso, ele é reinvestido em benfeitorias para a coletividade.

Em caso de dúvida sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano, o cidadão pode procurar atendimento por meio do whatsapp (47) 3251-1813.