Iniciado ano letivo na rede municipal de Brusque

Cerimônia oficial foi realizada na Escola Nova Brasília

8 de fevereiro de 2021

Iniciado ano letivo na rede municipal de Brusque

Iniciou nesta segunda-feira (8) o Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino de Brusque. O retorno às atividades presenciais ocorreu nas 61 escolas, com todos os cuidados de prevenção ao Coronavírus, conforme planejamento iniciado em 2020. Para marcar a data foi realizado um ato solene com a presença do prefeito Ari Vequi e da secretária de Educação Eliani Aparecida Busnardo Buemo, na Escola Nova Brasília.

Para a realização das atividades, cada unidade possui seu plano de contingência e sua comissão escolar, que fará o acompanhamento diário do cumprimento do que foi estabelecido no plano, validado pelo Comitê Municipal de Contingência Covid-19.

Na maioria das escolas municipais, as aulas presenciais são realizadas em semanas alternadas, dividindo assim os 70% dos 14 mil alunos que optaram pelo presencial, na pesquisa realizada pela Secretaria de Educação com as famílias. Vale lembrar, que a qualquer momento é possível rever a opção.

Para garantir a segurança de todos, as escolas receberam nas últimas semanas, e vão continuar recebendo conforme a demanda, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como: máscaras para eventuais necessidades, face shields, papel toalha, álcool em gel, aventais descartáveis e luvas. Serão adquiridos também, aventais higienizáveis para os cerca de 300 profissionais que utilizam o material nas trocas de fralda (conforme portaria 983 de 15 de dezembro).

Assim como ocorre todos os anos, os profissionais de Educação passaram por formação continuada antes do início do Ano Letivo, tanto para questões pedagógicas, quanto sanitárias. Ao todo, mais de 2 mil profissionais receberam capacitação.

Durante a permanência nas unidades de ensino é necessário manter o distanciamento social de 1,5 metro por aluno. Cada escola (de acordo com suas especificidades) orientou pais e estudantes sobre a nova rotina escolar, desde a chegada até o momento do aluno voltar para casa.

Uso de álcool em gel, aferição de temperatura e proibição do compartilhamento de materiais, são algumas medidas adotadas.

“É um início de ano totalmente diferente. Estamos vivendo um período de exceção, e, portanto, com algumas ações diferenciadas. O dia de hoje traz um misto de alegria, expectativa e fortes emoções, porque nós podemos imaginar o quanto de sentimento retido tem em cada profissional da educação e nas crianças, entre si e na relação com o adulto”, ressalta a secretária.

Ato Oficial

Na escola Nova Brasília, o prefeito Ari Vequi falou da alegria de todos no primeiro dia de aula. “É uma alegria poder retomar as aulas presenciais na nossa cidade. É um momento ímpar, pois o vírus dificilmente vai sair de circulação este ano. E, com isso, cada dia mais precisamos inovar e dar a oportunidade para que novas formas de educar sejam colocadas à disposição, como foi no ano passado virtualmente e vai continuar este ano de forma presencial e virtual. Tenho certeza, que vamos avançar cada dia mais com o ensino na nossa cidade. Hoje visitei diversas salas de aula e vi as crianças muito felizes em retornar”, afirma.

O chefe do Executivo comentou também sobre o retorno das aulas da rede particular de ensino. “Havia muita cobrança pelo retorno presencial. É um novo momento. Voltar às aulas presenciais na pandemia não é algo simples, por isso, pedimos a compreensão dos pais e de toda a equipe de Educação, pois todos os setores vão precisar se adaptar. Temos certeza que a equipe maravilhosa que faz parte da Secretaria de Educação irá dar o máximo de si para termos um belo ano na educação municipal, particular e também estadual do nosso município”, destaca Vequi.

Para a diretora da escola Nova Brasileira, Ana Regina Sgrott Dalsochio, o primeiro dia de aula foi muito gratificante. “Deixamos a escola toda equipada, demarcada e decorada para receber os nossos alunos com alegria, já que ficamos distantes deles o ano passado todo. As professoras estão todas capacitadas para acolher os estudantes. Vai ser uma adaptação gradativa”, destaca.

Uniformes e materiais

Na oportunidade, também foram apresentados os uniformes e o Kit de materiais escolares que serão distribuídos aos estudantes.

“Já fizemos todo o processo licitatório e agora aguardamos o fornecedor realizar a entrega nos próximos dias”, ressalta a secretária.

Também já foram entregues nas escolas mais de 50 mil itens de materiais de uso didático e administrativo.