Influenza: Cobertura vacinal em Brusque supera os 40%

Neste ano, a imunização ocorre até 09 de julho, nas Unidades Básicas de Saúde

BRUSQUE

  10 de junho de 2021


Ouça o texto
Influenza: Cobertura vacinal em Brusque supera os 40%

Iniciou na última quarta-feira (09), a terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) de 2021 em todo o Brasil. Em Brusque, concluídas as duas primeiras etapas do processo, até o momento, a cobertura vacinal está em 41,95%, com 16.828 vacinados dentro de um total estimado de 40.117 pessoas dos grupos prioritários contemplados com acesso ao imunizante.

O grupo com maior percentual de adesão à vacina da gripe é o das crianças com idade entre seis meses e menos de seis anos, com 5.727 imunizados, o que representa 57,35% do público total estimado dessa faixa etária, que é de 9.986 crianças.

Logo depois, com 54,56% de cobertura vacinal, estão as gestantes, com 802 vacinadas dentro de um total estimado de 1.470. E a seguir, os professores registram 968 vacinados dentro de um universo estimado da categoria de 1.816, índice de 53,30%.

Completam as estatísticas: o grupo dos trabalhadores da saúde, com 1.438 vacinados entre 2.713 profissionais previstos para a vacinação, índice de 53%. Os idosos estão 46,25% vacinados, 7.817 pessoas dentro de um universo populacional estimado em 16.900 pessoas.

E o grupo com mais baixa adesão à vacina da gripe é o das mulheres que tiveram bebê há até 45 dias. De 242 puérperas estimadas, apenas 74 até o momento se imunizaram, índice de 30,58%.

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, as pessoas estão com o foco voltado à vacinação contra a Covid-19. Mas ela alerta que “é preciso que se atentem também às outras doenças”.

E acrescenta que esses grupos prioritários são contemplados com a vacinação contra a gripe, visto que a Influenza também é uma doença respiratória que pode acarretar em complicações para a saúde dessas pessoas, que podem evoluir a quadro grave – e necessitar também de internação hospitalar,ou mesmo, chegar ao óbito.

Cabe ressaltar que a vacinação contra a gripe está disponível para todos esses grupos prioritários já atendidos nas duas etapas anteriores da campanha, juntamente com os novos públicos contemplados na fase três.

“Então, pedimos mais uma vez para que as pessoas que têm direito, busquem a unidade de saúde com sala de vacina mais próxima de sua residência até o dia 09 de julho e garantam a sua imunização”, reforça Ariane Fischer.

Fase três

A estimativa da Secretaria de Saúde de Brusque é contemplar nesta terceira e última etapa da Campanha da Influenza 2021 um total de 6.990 pessoas, dos seguintes grupos prioritários:

  • Portadores de Comorbidades (Doença respiratória crônica, Doença cardíaca crônica, Doença renal crônica, Doença hepática crônica, Doença neurológica crônica, Diabetes, Obesos, Imunossupressão, Transplantados e portadores de trissomias);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, passageiros Urbano e de longo Curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Forças de segurança e salvamento;
  • Forças armadas;
  • Funcionários do Sistema de Privação e liberdade;
  • População privada de liberdade, e, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Desenvolvida em todo o país, a campanha segue cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, com a distribuição dos grupos prioritários em etapas, até a data de 09 de julho. E, quem foi vacinado contra a Covid 19 deve aguardar 14 dias para receber a imunização contra a Influenza.

Neste ano, está sendo administrada na população a Vacina Trivalente, do Instituto Butantan, que imuniza contra três tipos de vírus causadores da gripe: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.

Inscreva-se na newsletter.