Infectologista esclarece dúvidas sobre o novo coronavírus

Com o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, a Vigilância Epidemiológica de Brusque tem recebido muitas dúvidas de […]

BRUSQUE

  28 de fevereiro de 2020


Ouça o texto
Infectologista esclarece dúvidas sobre o novo coronavírus

Com o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, a Vigilância Epidemiológica de Brusque tem recebido muitas dúvidas de moradores quanto à doença. No momento, o município não possui casos suspeitos e monitora duas pessoas, sem sintomas, que chegaram recentemente da Itália.

O médico infectologista, Ricardo Alexandre Freitas, explica que os cuidados com o novo coronavírus são muito parecidos com os de um resfriado comum, como lavar bem as mãos com água e sabão e utilizar o álcool em gel. “Não há motivo para pânico. Porém, precisamos estar atentos e nos prevenir, como fizemos com outras doenças, como a Influenza”.

O médico ressalta, ainda, que quem possui alguma doença respiratória, como um resfriado, deve manter a chamada etiqueta da gripe. “Evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, ou mesmo utilizar máscara que cubra o nariz e a boca. São ações simples que evitam a disseminação de vírus”.

Os sintomas do coronavírus são muito parecidos com o de um resfriado comum, tosse seca, febre e cansaço são os principais, mas alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. A transmissão se dá por contato físico, como beijo, aperto de mão; pelo ar, e por gotículas de espirro de pessoas contaminadas, além de superfícies contaminadas, como um corrimão de escada.

Pessoas que tenham feito viagens recentes a países com alta incidência do vírus, como China, Japão e Itália, devem ficar atentos e, se manifestarem alguns dos sintomas, devem procurar o serviço de saúde. Viagens para estes locais devem ser evitadas neste momento.

No Brasil há 162 casos suspeitos do novo coronavírus, sendo oito deles em Santa Catarina. “O vírus não chegou ao nosso estado, mas devemos estar cientes que ele ainda chegará, para isso devemos estar preparados para nos prevenir, mas reforçamos, não há motivos para pânico”, finaliza.

*com informações do Ministério da Saúde

Inscreva-se na newsletter.