Infectologista esclarece dúvidas sobre coronavírus em webconferência

O médico infectologista Ricardo Alexandre Freitas realizou uma webconferência, na tarde desta quarta-feira (18), sobre o coronavírus (Covid-19). O secretário […]

18 de março de 2020

Infectologista esclarece dúvidas sobre coronavírus em webconferência

O médico infectologista Ricardo Alexandre Freitas realizou uma webconferência, na tarde desta quarta-feira (18), sobre o coronavírus (Covid-19). O secretário de Saúde, Humberto Fornari; o coordenador de urgência e emergência do Hospital Azambuja, Rafael Bernardi Franceschetto; o diretor do hospital Dom Joaquim, Joel Mendes e o pneumologista do hospital Imigrantes, Márcio Andrade Martins também estiveram presentes para falar da situação dos serviços de saúde do município.

Durante a transmissão ao vivo o médico enfatizou a importância da população respeitar a orientação de ficar em casa. “O coronavírus tem uma rápida transmissão, por isso as pessoas devem ficar em casa para evitarmos que muitos fiquem doentes ao mesmo tempo. O hospital Azambuja possui apenas dez leitos de UTI, assim como o Imigrantes. O cuidado maior deve ser com pessoas idosas”, aponta Ricardo.

A recomendação é que pessoas com sintomas respiratórios leves fiquem em casa e tirem dúvidas pelo aplicativo Whatsapp, no número (47) 98848-1054. Um Centro de Triagem, com seis médicos passará a funcionar, a partir de segunda-feira (23), na Arena Brusque. Apenas casos graves devem procurar pelo pronto atendimento nos hospitais.

O infectologista também falou sobre a importância do reforço nos cuidados de higiene. “Precisamos lavar as mãos com água e sabão, ou com álcool gel 70%, higienizar superfícies, para evitar a proliferação do vírus”.

Representantes dos hospitais falaram a respeito do plano de contingência. Estão suspensas cirurgias eletivas a partir da próxima semana. No Hospital Dom Joaquim o Pronto Socorro atende entre 18h de sexta-feira até as 6h de segunda. O pronto atendimento do Azambuja é 24 horas.

O vídeo está disponível no canal da Prefeitura de Brusque no youtube https://www.youtube.com/user/PREFEITURABQSC