Inaugurado o monumento em homenagem ao padre Raulino Reitz

A escultura de um metro e oitenta e cinco faz parte dos festejos do centenário de nascimento do padre

10 de dezembro de 2019

Inaugurado o monumento em homenagem ao padre Raulino Reitz

Na tarde da última sexta-feira (6), foi inaugurado o monumento “Padre dos Gravatás”, do escultor Karl Teichmann, no Parque Zoobotânico de Brusque. O evento contou com a presença de autoridades do município, e faz parte das comemorações do Centenário do padre Raulino Reitz, organizado por Aloisius Carlos Lauth, autor do livro “Flagelo da Malária em Brusque”, que fala sobre a vida de Reitz e seus feitos. “A escultura é em tamanho real: tem um metro e oitenta e cinco. Ela foi confeccionada como obra de arte pelo artista Karl Teichmann, aqui da região”, relata Lauth.

O padre Raulino Reitz foi um botânico visionário do século XX, reconhecido nacionalmente por sua obra e também por seu estudo sobre a malária e bromélias. Além disso, ele também foi superintendente e presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos fundadores da FATMA, atual Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA SC), além de educador no Seminário de Azambuja e um dos fundadores e organizadores do Museu Arquidiocesano.

Aloisius comentou sobre o trabalho padre Raulino e homenageou algumas pessoas que colaboraram para a realização dos festejos do centenário: o prefeito em exercício Ari Vequi; o prefeito de Brusque, Jonas Paegle; secretário de desenvolvimento econômico, trabalho e renda, João Beuting; diretor do Parque Zoobotânico, Eduardo Serpa; o superintendente da Fundação Cultural, Igor Balbinot; o artista Karl Teichmann e o diretor do jornal O Município, Cláudio José Schlindwein.

Ari vequi ressalta a importância da homenagem ao padre Raulino, tanto na vida religiosa como em seu trabalho com a botânica, e o orgulho que a família Reitz deixou na história de Brusque. “Ele levou o nome da nossa cidade, a todo o país, então homenageá-lo hoje com essa estátua, deixando para a história do município, a presença marcante do padre Raulino na nossa cultura”.

Sonora com o prefeito em exercício Ari Vequi